News News

Back

Programa de Formação de Startups e Acesso ao Polo Tecnológico e Criativo (Polo Tec) inscreve propostas até o próximo dia 23

Serão disponibilizados infraestrutura, mentorias, capacitação e networking

O Programa de Formação de Startups e Acesso ao Polo Tecnológico e Criativo (Polo Tec) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está recebendo propostas para uma chamada pública interna até o próximo dia 23. O Edital 05/2021, ligado à Diretoria de Inovação e Empreendedorismo (Dine) da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propesqi), pode ser consultado na edição 102 do Boletim Oficial da UFPEConfira os formulários de inscrição para cada modalidade e detalhes sobre o edital. 

A chamada interna é voltada para receber propostas de estudantes de graduação e pós-graduação stricto sensu, bem como de pós-doutorado e egressos da instituição com até cinco anos de formados, interessados em desenvolver projetos inovadores, criativos e sociais, com foco na maturação e desenvolvimento de startups no âmbito universitário. Para tanto, serão disponibilizados infraestrutura, mentorias, capacitação e networking para que ideias se transformem em negócios.

A chamada pública conta com oito áreas de interesse: Inovação em saúde e biotecnologia; Energia, petróleo e gás e biocombustíveis; TIC, economia criativa e cultura; Materiais, nanotecnologia e fotônica; Engenharias e tecnologia 4.0; Meio ambiente, biodiversidade e água; Humanas, desenvolvimento social e urbano; Ciências do mar, oceanografia e risco ambiental.

POLO – O Polo Tec é o ambiente industrial, tecnológico e criativo caracterizado pela presença dominante de micros, pequenas e médias empresas com áreas correlatas de atuação em espaço geográfico interno ao Campus Recife da UFPE, com vínculos operacionais com as pesquisas na UFPE, com recursos humanos, laboratórios e equipamentos organizados e com predisposição ao intercâmbio entre os entes envolvidos para consolidação, marketing e comercialização de novas tecnologias.

OBJETIVOS – Estimular a criação e consolidação de startups desenvolvidas na Universidade e inseridas no meio científico, incentivando e apoiando fortemente a cultura empreendedora e a inovação no seio acadêmico por meio do acesso à infraestrutura física, operacional e suporte técnico é um dos objetivos do programa. Além disso, busca gerar novas oportunidades de trabalho aos egressos da UFPE; incentivar a transferência de tecnologia por meio de projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação entre a UFPE e as empresas do Sistema de Formação de Startups; criar espaços propícios à inovação e ao empreendedorismo; promover eventos, cursos e seminários que contribuam para o Sistema de Formação de Startups; e estimular a interação de jovens empresários com pesquisadores e grupos de pesquisa, com o objetivo de desenvolver colaborativamente projetos inovadores.

Mais informações
Polo Tec

polotec@ufpe.br

Date of last modification: 11/08/2021, 17:51