News News

Back

Programa de extensão que conecta a UFPE com bibliotecas comunitárias abre seleção para bolsistas

As inscrições devem ser realizadas por e-mail para programabcufpe@gmail.com até o dia 28 deste mês

O programa de extensão “Bibliotecas Comunitárias na UFPE e UFPE nas Bibliotecas Comunitárias” abriu seleção para bolsistas com seis vagas. A oferta é destinada a estudantes de alguns cursos de graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) que tenham interesse em realizar atividades em 13 bibliotecas comunitárias da Região Metropolitana do Recife. As inscrições devem ser realizadas por e-mail para programabcufpe@gmail.com até o dia 28 deste mês. O resultado da seleção será divulgado no dia 31 de julho e o trabalho começa no dia 10 de agosto.

Podem participar estudantes do Campus Recife com matrícula regularizada nos cursos de graduação em Pedagogia, Biblioteconomia ou licenciatura em Letras-Português, Letras-Espanhol, Letras-Inglês, Letras-Libras, Letras-Francês e Letras-bacharelado.

Este programa de extensão tem três linhas de atuação: “Apoio à implantação e funcionamento das bibliotecas comunitárias”, “Formação para mediadores de leitura em letramento literário” e “Realização de eventos literários”. Por isso, bolsistas podem atuar em atividades promovidas nas bibliotecas comunitárias vinculadas ao programa, participar de encontros de formação e acompanhamento de ações e integrar a comissão organizadora de feiras de leitura ou festivais literários.

A bolsa tem duração de um ano, com valor mensal de R$ 700. Os detalhes sobre os documentos necessários à inscrição, as regras de seleção, a equipe de supervisores do projeto e as atribuições dos bolsistas são descritos no edital publicado no site do Centro de Estudos em Educação e Linguagem (Ceel) da UFPE. 

Professores vinculados ao Ceel, que é ligado ao Centro de Educação (CE) da UFPE, Maria Emilia Lins e Silva e Clecio dos Santos Banner Júnior dividem a coordenação geral do programa de extensão junto com o coordenador da Biblioteca Comunitária Caranguejo Tabaiares, Reginaldo Pereira, e a coordenadora pedagógica da Biblioteca Popular do Coque, Betânia Nascimento, que integra a Releitura – Bibliotecas Comunitárias em Rede.

Mais informações 
Centro de Estudos em Educação e Linguagem (Ceel)
(81) 2126.8921

 

Date of last modification: 18/07/2023, 16:29