News News

Back

Progepe promove série de eventos em celebração ao Dia Internacional da Mulher

Entre os eventos planejados, destacam-se rodas de conversa, podcasts e atividades de promoção da saúde, que serão realizados nos três campi da UFPE

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas e Qualidade de Vida (Progepe) da UFPE está preparando uma série de eventos para comemorar o Dia Internacional da Mulher, que será celebrado em 8 de março. Organizada pela Diretoria de Qualidade de Vida (DQV) e outros colaboradores, a programação visa homenagear e destacar a importância das mulheres em diversos aspectos da sociedade.

Entre os eventos planejados, destacam-se rodas de conversa, podcasts e atividades de promoção da saúde, que serão realizados nos campi da UFPE em Recife, Caruaru e Vitória de Santo Antão.

As rodas de conversa contarão com a participação das profissionais psicólogas Hildes Delduque e Vick Brito, além da sanitarista Rafaela Cavalcanti, promovendo debates e reflexões sobre temas relevantes para as mulheres. A leitura do conto “Natalina Soledad”, do livro “Insalubres Lágrimas de Mulheres”, de Conceição Evaristo, será o ponto de destaque desses encontros que são gratuitos e abertos a servidoras e servidores. As inscrições, limitadas a 15 pessoas por roda, deverão ser realizadas por meio de formulário on-line. 

Cronograma

13/03 - 14h
Local: auditório de Hotelaria e Turismo (Campus Recife)

19/03 - 10h30
Local: auditório de Medicina (CAA)

26/03 - 10h
Local: auditório (CAV)

Além disso, um podcast intitulado “Saúde é o Tema”, apresentado pelas professoras Tânia Nobre e Brunna Carvalho, discutirá questões relacionadas às relações no trabalho e à liderança feminina, transmitido ao vivo no canal do YouTube da Rádio Paulo Freire, no dia 14 deste mês, às 10h30.

RODA DE CONVERSA - Ainda dentro da programação, o Núcleo de Atenção à Saúde do Servidor (Nass) promoverá uma roda de conversa sobre saúde da mulher e do homem, abordando a importância dos exames de rastreio para doenças como diabetes e hipertensão.

A ação será realizada no dia 15 deste mês, às 8h, no Clube Universitário da UFPE, e faz parte do projeto de extensão Clube de Educação em Saúde, sendo facilitado pela médica ginecologista Aline Maranhão e pela equipe de saúde do Nass e tem como público-alvo os servidores e dependentes que possuem hipertensão arterial, diabetes e/ou pré-diabetes. Não é necessário fazer inscrição para participar.

CLUBE DE LEITURA - Para aqueles interessados em cultura e literatura, o Clube de Leitura “Entre Linhas” lançará seu primeiro encontro com a obra “O Perigo de uma História Única”, da autora nigeriana Chimamanda Ngozi Adichie. O encontro acontecerá on-line, no dia 19, das 15h às 17h. Inscrições podem ser feitas no link.

Todos os eventos são gratuitos e abertos à participação da comunidade acadêmica e interessados em geral. A UFPE reforça seu compromisso com a igualdade de gênero e reconhece a importância de celebrar e promover os direitos das mulheres.

Mais informações
qualidade.vida@ufpe.br 

Date of last modification: 07/03/2024, 13:01