News News

Back

Professor emérito da Universidade do Porto recebe título de Professor Honoris Causa da UFPE

Alírio Rodrigues ficou bastante contente com o título recebido

O professor português Alírio Egídio Rodrigues, docente emérito da Universidade do Porto (Portugal) desde 2013, recebeu, na tarde de ontem (10), o título de Professor Honoris Causa da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) das mãos do reitor Alfredo Gomes, em cerimônia no Gabinete do Reitor. A comissão de honra foi formada pelo coordenador do curso de Engenharia Química e representante do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), professor Maurício Alves da Motta Sobrinho – responsável por proferir o discurso panegírico –; a pró-reitora de Pós-Graduação (Propg), Carol Leandro; o professor emérito da UFPE César Abreu; o chefe do Departamento de Engenharia Química, Jorge Cavalcanti; o professor Mohand Benachour; o professor Nelson Medeiros e o professor Augusto Knoelchman. Estiveram presentes também a esposa do professor Alírio, dona Maria Cândida, e a professora Laísse Maranhão.

Fotos: Ana Clara Botelho

Alírio Rodrigues recebe o diploma das mãos do reitor Alfredo Gomes

“Esse é mais um título de Professor Honoris Causa da nossa Universidade concedido a um professor que tem uma longa parceria com o Departamento de Engenharia Química, e vem colaborando com vários professores, tanto realizando pesquisa, como fazendo coorientações de mestrado e doutorado, além de publicando conjuntamente. Professor Alírio se tornou uma figura de referência para a área, é muito bem estudado, muito bem citado na sua área, e bastante conhecido. Para a Universidade, é uma honra tê-lo aqui na condição de Professor Honoris Causa”, afirmou o reitor Alfredo Gomes.

Homenageado agradece a honraria recebida em sessão no Gabinete do Reitor

Alírio Rodrigues estava bastante contente com o título recebido. “É uma honra ter recebido este título da Universidade Federal de Pernambuco. Foi uma surpresa recebê-lo, tive informações há pouco tempo de que preparavam esta cerimônia. Conheço muita gente aqui, professores do departamento [de Engenharia Química], estive em diversos momentos da vida do departamento, mas estava longe de pensar que iam propor este título de Professor Honoris Causa”, disse o professor português, que tem história com a Engenharia Química da UFPE há 40 anos, desde 1983, através do atual professor emérito da UFPE César Abreu, quando este fazia doutorado na França.

Mantido o contato entre os professores César e Alírio, a parceria foi reforçada em 1994, quando se deu a criação do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química (PPGEQ). Na abertura do curso de mestrado em Engenharia Química, a participação do professor Alírio foi fundamental para a aprovação junto à Capes. Ele também participou da primeira banca defendida no PPGEQ da UFPE, há cerca de 30 anos. A presença e colaboração do professor português tem sido uma constante desde sempre.

Alírio Rodrigues (nascido em 1943) graduou-se em Engenharia Química (1968) pela Universidade do Porto (Portugal) e obteve o grau de doutor em Engenharia (1973) pela Université de Nancy (França). Depois de lecionar na Universidade de Luanda e na Universidade de Évora, ingressou no Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (Feup), em 1976, onde é Professor Emérito (desde 2013). Foi professor visitante na Université Technologie Compiègne (1983), University of Virginia (1988), Universidad de Oviedo (1991) e Universidade Federal do Ceará (2013-2016).

Ele foi o fundador do Laboratório de Engenharia de Separação e Reação (LSRE). Alírio Rodrigues orientou cerca de 80 teses de doutorado de alunos de vários países, como China, Romênia, França, Brasil etc. Supervisionou cerca de 60 pós-doutorandos de vários países. Publicou seis livros, foi editor de mais seis e coeditor de três. Possui nove patentes industriais. Pelo Web of Science, possui índice de 74, com 736 publicações em periódicos internacionais e 25.620 citações (em 28/07/2022). Pelo Google Acadêmico, são 38.687 citações. Apenas no ano de 2021, foram cerca de 3,5 mil citações.

Suas atividades de pesquisa estão focadas em processos de adsorção/reação cíclica (adsorção por oscilação de pressão, leito móvel simulado, bombeamento paramétrico, adsorção em leito expandido) para separação de olefinas/parafinas, captura de CO², purificação de hidrogênio, etc., valorização de lignina, engenharia de perfumes e microencapsulação. Suas atividades docentes estavam focadas em engenharia de reações químicas, processos de separação, engenharia de produtos e dinâmica de sistemas e controle de processos.

Ele faz parte do Conselho Editorial do The Chemical Engineering Journal, Separation Science and Technology, Separation and Purification Technology, Canadian Journal of Chemical Engineering, ChemBioEng, International Journal of Chemical Reaction Engineering e editor da ChemEngineering.

Recebeu os prêmios: “Boa Esperança da Ciência” (1993), Fundação Oriente (1993), Solvay Ideas Challenge, prêmio FCT de Excelência Científica (2004), Prêmio Ichem e The ABB Global Consulting Award for Sustainable Technology, “A Sustainable Process for Green Diesel Additives Synthesis” (com Viviana Silva) (2008), PSE Model-based Innovation Prize, “PermSMBR-A new hybrid technology: application on green solvente and biofuel production” (com Carla Pereira e Viviana Silva) (2012), AIChE The Separation Division, Sessão Honorária “por suas excelentes contribuições para a Ciência e Tecnologia de Adsorção nas áreas de equilíbrio e cinética de adsorção, processos de separação de adsorção e sistemas de adsorção híbridos/intensificados”, Atlanta (2014), Medalha de Mérito Científico do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior-MCTES (2016), Recebeu do Congresos Iberoamericanos de Ingeniera Quimica – CIBIQ a Medalla Excelencia en I +D+i: no reconhecimento de uma carreira investigadora extraordinária no campo dos processos de separação e reação química (2019), IAS Fellow (2020).

Date of last modification: 11/10/2023, 16:26