News News

Back

Professor da UFPE é semifinalista do Prêmio Jabuti 2023

José Luiz Ratton é um dos organizadores do livro “Dicionário dos Negacionismos no Brasil”

O livro “Dicionário dos Negacionismos no Brasil”, organizado e editado pelos professores José Luiz Ratton, do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS) da UFPE, e José Szwako, do Instituto de Estudos Sociais e Políticos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Iesp/Uerj), é um dos semifinalistas do 65º Prêmio Jabuti, na categoria Ciências, eixo: Não Ficção. 

O livro foi publicado pela Companhia Editora de Pernambuco (Cepe) em 2022. Os verbetes do dicionário foram escritos por vários especialistas em política de diferentes áreas de conhecimento. O livro trata dos ataques a instituições, imprensa, minorias sociais, entre outros conflitos que acentuaram a crise democrática no Brasil. 

Além de José Luiz Ratton, vários professores e pesquisadores da UFPE são autores de verbetes do dicionário: professor Sérgio Resende (Departamento de Física), professor Artur Perrusi (Departamento de Sociologia e PPGS), professor Gustavo Gomes da Costa (Departamento de Sociologia e PPGS), professor Gabriel Peters (Departamento de Sociologia e PPGS), professor Alexandre da Maia (Faculdade de Direito do Recife/Centro de Ciências Jurídicas (FDR/CCJ)), professor Luciano Oliveira (Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) e Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD)), professor Diogo Cunha (Departamento de Ciência Política e PPGCP), Ana Paula Portella (doutora pelo PPGS), Juliana Moraes (doutora pelo PPGS), Ana Carolina Marsicano (PPGS), Vitor Bahia (doutor pelo PPGS) e Raphael Nascimento (PPGS).

A Câmara Brasileira do Livro (CBL) divulgou, no dia 9 deste mês, os dez livros semifinalistas de cada uma das 21 categorias do Prêmio Jabuti 2023. Os cinco finalistas de cada categoria serão conhecidos no dia 21 deste mês. A cerimônia de premiação acontecerá, no dia 5 de dezembro, no Theatro Municipal de São Paulo. 

Date of last modification: 16/11/2023, 13:18