News News

Back

Portal de Periódicos da Capes dá início à programação de treinamentos on-line de 2019

A agenda de capacitação do ano terá início no dia 11 deste mês

Do Portal de Periódicos da Capes

A comunidade acadêmica brasileira que utiliza o Portal de Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) tem à disposição, desde 2016, o treinamento on-line para uso das ferramentas disponíveis. Ano após ano o serviço passa por melhorias, com o objetivo de ampliar o número de capacitados e atender a demanda dos usuários que buscam atualização para a rotina de estudos e pesquisas. A agenda de capacitação deste ano terá início no dia 11 deste mês. As inscrições estão abertas.

A estrutura dos treinamentos passou por uma remodelagem, mas continuará acessível em ambiente virtual. A tecnologia utilizada pela Capes é o Mconf – serviço de multiconferência desenvolvido pela Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP). A capacitação permanece gratuita e disponível para todos os interessados. Os usuários têm direito ao certificado de participação autenticado, agora com novo layout e descrição do conteúdo ministrado no dia.

Alunos, professores, bibliotecários e pesquisadores já encontram no link de treinamentos as turmas disponíveis nos meses de março, abril, maio, junho e julho. Para quem pretende se programar para o segundo semestre do ano, o cronograma dos outros meses será aberto em maio. Segundo a bibliotecária do Portal de Periódicos Mariana Castro, “os treinamentos on-line seguirão até 20 de dezembro sem interrupções”.

A capacitação on-line é voltada para acadêmicos e profissionais que desejem conhecer o Portal de Periódicos e as bases específicas do conhecimento, estimulando o interesse em pesquisas e promovendo a divulgação do acervo, o contato com a interface do Portal e o aumento da utilização do conteúdo. Para 2019, as bases foram distribuídas em semanas temáticas de acordo com a classificação de áreas da Capes: ciências exatas e da terra; ciências biológicas; engenharias; ciências da saúde; ciências agrárias; ciências sociais aplicadas; ciências humanas; linguística, letras e artes e multidisciplinar.

Os treinamentos serão ofertados em dois horários: das 9h às 12h (segunda a sexta) e das 14h às 17h (terça e quinta). Os usuários ainda têm a opção de realizar o curso no sábado, sempre pela manhã, e no período noturno em alguns dias da semana.

INSCRIÇÕES – Para realizar inscrição nos treinamentos gratuitos do Portal de Periódicos da Capes, é necessário fazer login no Meu espaço, entrar na área de Treinamentos para visualizar as turmas disponíveis e escolher a mais adequada. Qualquer pessoa pode criar uma identificação, clicando em “novo usuário” e preenchendo as informações solicitadas.

A confirmação do treinamento ocorre via e-mail. O usuário recebe dois e-mails até a data da capacitação. Na primeira mensagem ocorre a validação da inscrição. O segundo e-mail segue com um lembrete e informações do treinamento escolhido, link da sala de aula virtual e instruções para acesso.

Clique aqui para visualizar a programação de 2019.  

Date of last modification: 07/03/2019, 14:33