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Pesquisadores publicam estudo sobre variabilidade da frequência cardíaca em crianças em idade escolar nascidas com prematuridade moderada e tardia

Estudo é resultado de pesquisa desenvolvida no PPGSCA

Artigo científico que analisa a variabilidade da frequência cardíaca em crianças em idade escolar nascidas com prematuridade moderada e tardia, resultado de pesquisa desenvolvida no doutorado do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente (PPGSCA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi publicado na revista acadêmica “Early Human Development”, da Editora Elsevier. A publicação, que aborda estudos sobre o desenvolvimento humano inicial (fetal e perinatal), é classificada como A3 (entre as melhores da área) de acordo com o sistema Qualis de avaliação de periódicos científicos, ligado à Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). 

O estudo não encontrou diferenças na variabilidade da frequência cardíaca entre crianças em idade escolar nascidas com prematuridade moderada e tardia e aquelas nascidas a termo (cuja idade gestacional varia entre 37 e 42 semanas). Os resultados da pesquisa sugerem que a plasticidade da modulação autonômica cardíaca continua a ocorrer em crianças até a idade escolar e/ou que há menor comprometimento do sistema autonômico na prematuridade moderada e tardia. Para a realização da análise, foi feito um estudo transversal que analisou crianças em idade escolar, de cinco a dez anos, nascidas com prematuridade moderada a tardia. Foram avaliadas 123 crianças e incluídas 119 no estudo.

Intitulado “Heart rate variability in school-age children born moderate-to-late preterm”, traduzido para o português “Variabilidade da frequência cardíaca em crianças em idade escolar nascidas prematuras moderadas a tardias”, o artigo pode ser acessado no Volume 189, de fevereiro de 2024, da Early Human Development. O trabalho é resultado da tese “Função pulmonar e variabilidade da frequência cardíaca em crianças que nasceram com prematuridade moderada e tardia avaliadas na idade escolar”, defendida pela pesquisadora Fabianne Dantas em 2017 e disponível aqui. 

Fabianne, que atualmente é professora da Universidade de Pernambuco (UPE), além de egressa do doutorado da PPGSCA, realizou seu mestrado em Ciências da Saúde e sua graduação em Fisioterapia também na UFPE. A pesquisadora ainda atuou como fisioterapeuta no Hospital das Clínicas da UFPE, por meio da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). O artigo também tem como autores o pesquisador e professor do PPGSCA Emanuel Sarinho, orientador de doutorado de Fabianne; o pesquisador e professor da UPE Paulo Magalhães; Emilly Hora, da Universidade Federal de Sergipe; e Lívia Andrade, pesquisadora do Instituto de Medicina Integral Professor Fernando Figueira (Imip) e coorientadora de doutorado de Fabianne.

DESTAQUES E METODOLOGIA - A pesquisa leva em conta que o nascimento prematuro está associado a danos na atividade autonômica cardíaca; que a análise da variabilidade da frequência cardíaca (VFC) é uma ferramenta relevante para verificar a autonomia da maturação; e que a redução da VFC é um indicador de um risco aumentado de morbidade e mortalidade. Os registros dos eletrocardiogramas foram realizados durante 15 minutos. Os parâmetros no domínio do tempo e da frequência foram calculados, corrigidos pela frequência cardíaca e comparados entre os grupos.

Mais informações
Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente (PPGSCA) ppgsca.ccm@ufpe.br
Fabianne Dantas

fabianne.assis@upe.br 

Date of last modification: 05/01/2024, 12:44