News News

Back

Pesquisadores do Brasil e do exterior participam hoje (6) do Seminário de Neurociências em Pernambuco

A abertura do evento, nesta manhã, contou com participação do reitor Anísio Brasileiro, que destacou a interdisciplinaridade do tema

Pesquisadores e professores do Brasil e do exterior, além de estudantes de graduação e de pós-graduação participam hoje (6) do Seminário de Neurociências em Pernambuco – Neurobucano , que acontece no auditório do Centro de Ciências Exatas e da Natureza (CCEN) da UFPE, Campus Recife. O evento une diversas áreas do conhecimento com atenção voltada ao estudo do sistema nervoso.

Foto:Passarinho

Pesquisadores de diversas áreas discutem as neurociências

“A ideia geral deste evento é tentar articular as forças que já existem aqui na UFPE, como na Física, na Computação, na Química, na Matemática, Engenharia Biomédica, Engenharia de Produção, Nutrição e obviamente as iniciativas atuais locais em Neurociências, que poderiam se entrelaçar todas na direção de abordar novos desafios nas descobertas envolvendo a ciência do cérebro”, explicou Nivaldo Vasconcelos, professor visitante no Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica da UFPE e um dos responsáveis pelo seminário junto com o professor Ascendino Silva (Departamento de Engenharia Biomédica).

A abertura do evento, nesta manhã, contou com participação do reitor Anísio Brasileiro, que destacou a interdisciplinaridade do tema – que inclui áreas como Medicina, Engenharias, Física, Química e Computação –, as dimensões nacional e internacional das equipes envolvidas e a integração entre graduação e pós-graduação. “É um evento de extrema importância porque está na fronteira do conhecimento. Os estudos sobre a cognição, sobre o comportamento humano e sobre a relação homem-máquina neste mundo caracterizado pela chamada quarta revolução industrial são essenciais para a evolução do conhecimento”, disse o reitor.

A mesa oficial de abertura do seminário foi presidida pelo reitor Anísio Brasileiro e teve a participação da professora Ana Paula Cabral (chefe do Departamento de Engenharia de Produção), do professor Fernando Sales (chefe do Departamento de Engenharia Biomédica) e do professor Mauro Copelli (do Departamento de Física), todos da UFPE.

A programação, que prossegue na tarde hoje (6), traz palestras, mesas-redondas e homenagem ao professor Rubem Guedes, do Departamento de Nutrição. O Seminário de Neurociências em Pernambuco é uma realização da UFPE, com apoio da Pró-Reitoria para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação (Propesq) e organização dos seguintes Programas de Pós-Graduação: em Engenharia Biomédica, em Física, em Engenharia de Produção, em Nutrição e em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento.

 

 

Date of last modification: 10/09/2018, 09:30