News News

Back

Palestra sobre ideologia e hegemonia nas reformas do Ensino Médio ocorre nesta quinta (5)

O palestrante será o professor Sébastien Antoine

Nesta quinta-feira (5), ocorre a palestra “Ideologia e Hegemonia nas reformas do Ensino Médio em Bruxelas e São Paulo: contribuições à pesquisa sobre política educacional”. O evento será realizado, às 14h, no auditório do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFPE, situado no térreo. Sob a mediação do professor Jamerson Silva, mestre e doutor em Educação, a palestra será ministrada pelo professor Sébastien Antoine.

O palestrante é doutor em Ciências Políticas e Sociais pela Universidade Católica de Louvain (Bélgica), e realizou doutorado sanduíche na Universidade de São Paulo (USP), cuja tese se intitula “Enseignement, idéologies et hégémonies: Étude de cas élargie de la pratique politique enseignante dans deux écoles secondaires idéologiquement contrastées de Bruxelles et São Paulo”. Atualmente, Sébastien é professor visitante da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

A palestra abordará tanto sobre o tema do doutorado sanduíche realizado por Sébastien, como também apresentará dados provenientes das pesquisas sobre a reforma do Ensino Médio que o professor Jamerson Silva, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE, vem realizando.

O público-alvo são pesquisadores da área de interesse, professores das redes de ensino, estudantes e sindicatos. Não é preciso fazer inscrição. A atividade está sendo promovida pelo Grupo de Pesquisa Gestor - Pesquisa em Gestão da Educação e Políticas de Tempo Livre e pelo Programa de Pós-Graduação em Educação, ambos vinculados à UFPE. 

Resumo

Partindo em busca do caráter político da prática docente, esta investigação tem as suas raízes numa atualização da teoria marxista da ideologia: desde as suas extensões na filosofia da linguagem com Voloshinov e na psicologia social com Vygotsky, até à sua extensão ao estudo da constituição da hegemonia, da consolidação do poder político de classe, em Gramsci. Esta pesquisa finalmente se desenvolve na forma de uma etnografia multicasos comparando duas escolas secundárias públicas, uma em Bruxelas e outra em São Paulo. Profundamente contrastantes do ponto de vista da sua formação ideológica, o primeiro é fortemente marcado pelo selo de uma cidadania desencarnada do seu conteúdo de classe, enquanto o segundo se verá literalmente atravessado pelas dinâmicas dos movimentos sociais e de luta de classes. 

Date of last modification: 02/10/2023, 15:32