News News

Back

Novo e-book do catálogo da Editora UFPE oferece ao leitor abordagens interdisciplinares sobre a cultura brasileira

Livro eletrônico terá lançamento oficial no próximo dia 29, mas já está disponível para download gratuito

O portal de e-books gratuitos da Editora UFPE acaba de receber o seu 538º livro: “Literatura, música e sociedade: perspectivas interdisciplinares sobre o Brasil”, organizado por Jonatas Ferreira, Josias de Paula Jr., Lucas Victor Silva e Carlos Sandroni. O livro, que já pode ser baixado a partir de hoje (22), será lançado oficialmente em evento aberto ao público no próximo dia 29, às 19h, no Espaço Cultural Poço das Artes, no bairro do Poço da Panela, no Recife.

A obra reúne 11 ensaios resultantes da participação dos autores no 2º Encontro Nacional de Literatura Brasileira e Sociedade, realizado remotamente, em outubro de 2021, com apoio do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e organização do grupo de pesquisa Literatura Brasileira e Sociedade (LB&S), constituído por docentes da UFPE, da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). O evento reuniu pesquisadores de diferentes universidades do país para debater a cultura brasileira através de abordagens interdisciplinares que agregaram teoria literária, sociologia, literatura, música e musicologia.

O livro eletrônico apresenta parte das discussões realizadas no evento, abrangendo temas como a poética de Torquato Neto e a Tropicália; as matrizes hispânicas do ensaísmo de Gilberto Freyre e o fundamento literário dos seus métodos; a trajetória da produção musical de Chico Buarque ante o surgimento do hip-hop; a opressão dos não ditos que sitiam a infância ou o adulto encarcerado em Graciliano Ramos; a pertinência não apenas literária, mas também antropológica da antropofagia oswaldiana; as sobreposições inimagináveis entre o Brasil contemporâneo e o poema “As enfibraturas do Ipiranga”, de Mário de Andrade; além de nomes como os de Machado de Assis, T. S. Eliot, Mário Faustino e Antônio Madureira, e de obras como São Bernardo, Iracema e Macunaíma.

No e-book, dá-se espaço para a abordagem da literatura e da música como formas de tradução da maneira como nós, os brasileiros, lidamos com nossos afetos, pensamos a cidadania e a política, avaliamos o peso de nossas heranças escravista e ibérica e os impasses de nossa modernização, assim como as desigualdades profundas que a marcam. Entre os autores que fazem parte da obra, há nomes de projeção nacional como o do músico e professor de Literatura Brasileira da Universidade de São Paulo (USP) José Miguel Wisnik.

A programação do lançamento do livro vai incluir, além de falas dos organizadores, a apresentação musical de dois docentes do Departamento de Música da UFPE, Carlos Sandroni (que também é um dos organizadores da obra) e Ricardo Brafman. Haverá ainda leitura de poemas por um dos autores do e-book: Paulo Marcondes, poeta, compositor e professor do Departamento de Sociologia e do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE.

Date of last modification: 22/09/2023, 13:48