News News

Back

Missão da UFPE à Ásia e à Europa resulta em novos acordos de cooperação com universidades e institutos de inovação

A comitiva visitou parques tecnológicos e participou de reuniões institucionais

Fotos: Divulgação

Assinatura de convênio entre a UFPE e a Korea Institute of Industry Technology

O reitor Alfredo Gomes e o diretor de Relações Internacionais da UFPE, Madson Góis, representaram a UFPE em missão oficial à Ásia e Europa realizada no mês de julho. A iniciativa teve o objetivo de promover a UFPE junto a universidades e institutos de pesquisa estrangeiros, fomentando a assinatura de novos acordos de cooperação internacional com instituições coreanas e possibilitando o reforço das ligações entre ensino, pesquisa, extensão, cultura e inovação com universidades parceiras em Portugal e na França, garantindo mais oportunidades para discentes e docentes em processos de mobilidade e programas de apoio à graduação e pós-graduação.

Visita e assinatura de convênio com Província de Ulsan Technopark

Apesar de a UFPE possuir um histórico de colaboração com a Coreia do Sul através do Núcleo de Pesquisa em Inovação Terapêutica (Nupit) e do Centro de Informática (CIn), esta foi a primeira missão oficial do reitor ao país asiático. Além de conhecer o Daejeon Technopark, um dos mais importantes parques tecnológicos da Ásia, a comitiva da UFPE assinou acordos de cooperação com o Korea Institute of Industry Technology (Kitech), a Kyung Hee University, o Ulsan TechnoPark, a Onyoung e a Company PRO Cosmetology, que possui foco em inovação e desenvolve, junto com o Korean Advanced Institute of Science and Technology, patentes e produtos cosméticos. Outra agenda importante da missão buscou consolidar a parceria entre a companhia Well E&C e o SIST-Farma/Nupit, iniciativa para produção de insumos farmacêuticos ativos coordenada pela professora Maira Galdino da Rocha Pitta, através da participação de uma equipe de pesquisadores do núcleo em treinamentos e workshops sobre fármacos e sua fabricação.

Embaixador do Brasil na França, Ricardo Neiva Tavares, e o reitor

Na França, com o objetivo de trazer a inovação como um dos elementos de novas colaborações com a França e projetar as startups da UFPE no cenário internacional, a comitiva participou de reuniões com o embaixador do Brasil na França, Ricardo Neiva Tavares, e com professores franceses envolvidos em projetos de inovação no país. O grupo também visitou mais um parque de tecnologia e inovação, a Estação F-Hub.

Celebração de aniversário do Instituto Pernambuco-Porto

Em Portugal, a missão realizou reuniões com a Fundação Calouste Gulbenkian, visando estabelecer uma parceria para criação de museus na UFPE, e com o vice-reitor da Universidade Nova de Lisboa, João Amaro de Matos, e a diretora de ensino, Carolina Gonçalves, para avaliar novos caminhos para a cooperação acadêmica, como a formação de professores e projetos de mobilidade internacional. A comitiva também participou da celebração de aniversário do Instituto Pernambuco-Porto, associação sem fins lucrativos constituída pela Universidade do Porto, Estado de Pernambuco, Câmara Municipal do Porto, Prefeitura do Recife, UPE e UFPE.

Reunião com o vice-reitor da Universidade Nova de Lisboa, João Amaro de Matos, e a diretora de ensino, Carolina Gonçalves

Para o reitor Alfredo Gomes, os convênios assinados e as visitas realizadas sinalizam mais um movimento de ressignificação do processo de internacionalização da UFPE e de fortalecimento da agenda com parceiros estrangeiros. “Notadamente, a pauta internacional da Universidade vem ganhando destaque através do aspecto transversal e dialógico. Nessa missão, o caráter da inovação foi o elemento estratégico para os novos acordos e parcerias estabelecidas. As experiências aprendidas servirão de base para a configuração e novos rumos do Polo Tecnológico da UFPE, a ser implementado em breve”, afirmou ele.

Fundação Calouste e professor Rui Xavier, responsável pela curadoria e museus da fundação

 

Date of last modification: 16/08/2023, 14:56