News News

Back

Ministra da Saúde, Nísia Trindade, participa do 9° CSHS amanhã (31) e quarta (1º) no Campus Recife da UFPE

Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas, da Abrasco, reunirá mais de 2,5 mil pessoas

Com informações da assessoria do evento

A ministra da saúde, Nísia Trindade, será um dos destaques da programação do 9° Congresso Brasileiro de Ciências Sociais e Humanas (CSHS), que ocorrerá nesta semana no Campus Recife da UFPE. Ela fará a conferência “A relevância das ciências sociais e humanas na reconstrução crítica da saúde brasileira”, na manhã do dia 1º de novembro, às 10h. A atividade será realizada na Concha Acústica Paulo Freire, localizada no Campus Recife da Universidade.

Com o tema “Emancipação e Saúde: decolonialidade, reparação e reconstrução crítica”, o encontro vai reunir pesquisadores, discentes, docentes, representantes de movimentos sociais, gestores e trabalhadores do SUS para discutir temáticas importantes para a Saúde Coletiva a partir da interlocução com as Ciências Sociais e Humanas. O 9° CSHS é uma realização da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco), em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco e o Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz Pernambuco).

A abertura oficial do evento ocorre no dia 31, às 17h, na Concha Acústica Paulo Freire. Estarão presentes a secretária de Saúde da Prefeitura de Recife, Luciana Albuquerque; o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Fernando Pigatto; o presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Pernambuco e deputado estadual (PE), José Gilmar Costa de Souza Júnior; o diretor do Instituto Aggeu Magalhães (Fiocruz/PE); e a presidente da Abrasco, Rosana Onocko. A noite contará também com atrações culturais: Maracatu Rural Águia Misteriosa e grupo Em Canto e Poesia vão apresentar aos participantes um pouco da cultura pernambucana.

A presidente do Congresso, Mônica Nunes, afirma que “a edição traz em sua temática o conjunto de sentimentos e expectativas que temos na realização do evento. Por um lado, existe um sentimento de esperança renovado de tecer novas políticas, novos pactos sociais que envolvam um estado democrático de direito, mas principalmente, que traga para o centro as lutas que foram constituídas ou fortalecidas ao longo dos últimos seis anos, com tantos enfrentamentos e retrocessos.”

A programação cientifica inclui três grandes debates, mais de 30 mesas-redondas e painéis, mais de 100 comunicações coordenadas, apresentações de trabalhos, entre outros. Além disso, foi pensada uma programação cultural especial, para ressaltar a diversidade cultural de Recife. Ao longo dos cinco dias de evento, serão realizadas sessões do Cinema com Ciência e diversas apresentações culturais. Em Canto e Poesia, Forró de Caixa, Pouca Chinfra e Maestro Oseas estão a programação. 

A cidade de Recife sediará pela primeira vez uma edição do CSHS. Para a coordenadora da Comissão Local, Keila Brito, é simbólico que o evento aconteça em um ano de retomada democrática e em um estado tão importante para a história nacional. “Pernambuco é um estado vanguarda em lutas e revoluções, atravessado por diversas manifestações culturais repletas de simbolismo, é solo fértil para abrigar um evento que carrega em seu cerne a reflexão crítica a respeito dos problemas sociais, econômicos e políticos que refletem na saúde dos povos, tendo a cultura e a diversidade como elementos transversais nesse processo”, garante Keila Brito, professora do curso de Saúde Coletiva do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) da UFPE.

* Texto atualizado às 9h do dia 31/10/23

Date of last modification: 20/12/2023, 09:24