News News

Back

Minicurso fecha ações do Dia Mundial do Rim no HC

Evento foi voltado a profissionais do HC e da rede de atenção básica do Recife e de Jaboatão dos Guararapes

Foto: Moisés de Holanda/HC-Ebserh

Marclébio Dourado destacou a importância da prevenção e do diagnóstico precoce

O minicurso “Atuação da equipe multidisciplinar na prevenção e tratamento da doença renal” fechou a programação do Hospital das Clínicas da UFPE em celebração ao Dia Mundial do Rim. O evento realizado na manhã de hoje (15), no Anfiteatro 2, foi voltado a profissionais do HC e da rede de atenção básica do Recife e de Jaboatão dos Guararapes. As ações foram organizadas pelo Serviço Social do HC em parceria com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e Núcleo de Educação Permanente (Nepe) do HC.

O nefrologista Marclébio Dourado, do HC, reiterou em sua palestra a importância da prevenção e diagnóstico precoce para evitar que a doença renal crônica (DRC) atinja as fases mais agudas, quando são necessárias intervenções mais drásticas como o transplante, a hemodiálise e a diálise peritoneal. “A DRC é silenciosa e tem como principais causas a diabetes e a hipertensão arterial, doenças que são pandemias”, afirmou ele.

A médica Nathália Campello, da Rede de Atenção Básica da Prefeitura de Jaboatão, destacou a importância do profissional que está na “porta de entrada” do usuário no SUS, na prevenção ao agravamento de doenças renais. “Esses profissionais são os responsáveis pela gestão do cuidado com o paciente e conhecem a história dele”, disse.

A assistente social Ilka Perusso falou sobre a linha de cuidados integrais em todos os níveis de atenção; a enfermeria Analu Pedrosa abordou o panorama da RDC e atuação do enfermeiro; e a técnica em enfermagem Patrícia Silva discorreu sobre estratégias de intervenção nos diversos níveis de cuidados.

Date of last modification: 15/03/2019, 14:20