News News

Back

Memorial Denis Bernardes celebra dez anos de registro de memória

O Memorial é uma homenagem ao professor Denis Antônio de Mendonça Bernardes, falecido em 2012, um dos mais importantes pesquisadores da memória da UFPE

O Memorial Denis Bernardes (MDB) celebrou dez anos de existência em evento realizado, na tarde desta quarta-feira (20), no primeiro andar da Biblioteca Central (BC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Estiveram presentes o reitor da UFPE, professor Alfredo Gomes; o vice-reitor, Moacyr Araújo; a diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) e da BC, Andréa Alcântara; o professor Marcos Galindo, do Departamento de Ciência da Informação, um dos fundadores do Memorial; os servidores que fazem parte do MDB; e a família do falecido professor Denis Bernardes, representada pelos filhos dele, Júlia e Tito Bernardes.

No início, foi apresentado um vídeo com breves depoimentos daqueles que tanto fizeram para que o espaço pudesse ser o que é hoje, gravado e editado com o auxílio da Superintendência de Comunicação (Supercom) da Universidade. Logo após, a bibliotecária do MDB, Rafaela Mello, falou de forma geral sobre as 23 coleções que formam o acervo do espaço, alguns pertencentes à Universidade; outros, guardados em regime de custódia. Ele é composto por diversos tipos documentais, produzidos/colecionados por pessoas viventes do século XIX em diante; e chega a contar com itens preciosos datados do século XVII. Inclusive, sobre o Catálogo de Obras Raras e Valiosas do MDB, a bibliotecária Renata Santana explicou aos presentes um pouco acerca de alguns dos livros que são verdadeiros tesouros para quem é apaixonado por literatura.

“Encontramos uma pequena coleção de três volumes de Luiz de Camões, com apenas 12cm; um livro de Simone de Beauvoir com dedicatória dela ao [professor] Ruy Antunes, quando ela esteve em visita ao Recife; um livro de Joaquim Cardozo autografado por ele; a obra ‘Teatro’, de Hermilo Borba Filho também autografada pelo autor; uma das primeiras edições – a 13º – do primeiro livro que a editora Hipocampo editou, ‘A Mesa’, de Carlos Drummond de Andrade, autografado. Dentro da Coleção João Alfredo, que são correspondências, temos o rascunho da Lei Áurea”, explicou Renata Santana.

Para o reitor Alfredo Gomes, o Memorial Denis Bernardes é uma riqueza muito grande do ponto de vista da memória institucional e acadêmica. “Gostaria de parabenizar a todos do Memorial Denis Bernardes pelo trabalho incrível que vêm fazendo de estudo, catalogação e de colocar à disposição do público, de maneira organizada, tanta riqueza de memória”, afirmou. Para o vice-reitor Moacyr Araújo, é um momento muito importante comemorar os dez anos do MDB. “Precisamos mais do que nunca cultivar esses locais em que a verdadeira história é cultivada, resgatada e guardada, pois vivemos momentos em que algumas pessoas tentaram contar a História errada. Por isso, gostaria de parabenizar a todos que fazem, fizeram e ainda vão fazer parte do Memorial”, disse.

Para a cientista social, antropóloga na Coordenadoria do Patrimônio Imaterial na Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe) – com graduação em Ciências Sociais e mestrado em Antropologia na UFPE – e filha de Denis Bernardes, Júlia Bernardes, é gratificante ver o trabalho do pai reverberar até hoje. “Desde pequena que eu via o trabalho de papai, então ver que o empenho dele continua sendo levado adiante para todos os alunos e demais pessoas, dando frutos, me deixa muito feliz”, afirmou.

O advogado e filho de Denis Bernardes complementou: “Para a nossa família, a criação e a celebração dos dez anos do Memorial Denis Bernardes ultrapassa o tamanho. Era tudo o que ele queria: ultrapassar barreiras”, concluiu.

Sobre o MDB
O MDB da UFPE está destinado ao restauro, conservação, preservação e disseminação da informação científica de caráter histórico produzida na instituição ou de acervos importantes para a cultura do Estado. Seu objetivo é viabilizar o acesso ao conjunto de documentos indispensáveis à reconstituição da memória institucional e da cultura local, visando otimizar o emprego dos recursos tecnológicos necessários para o acesso a seu conteúdo informacional e à conservação e disponibilização desses documentos.

Inaugurado em 18 de julho de 2013, o Memorial é uma homenagem ao professor Denis Antônio de Mendonça Bernardes, falecido em 2012, um dos mais importantes pesquisadores da memória da UFPE e ex-professor do Departamento de Serviço Social.

O acervo pode ser conferido pessoalmente, mediante agendamento, pelo telefone (81) 2126-8088 ou pelo e-mail mdb@ufpe.br.

Date of last modification: 21/09/2023, 13:27