News News

Back

Liga Acadêmica de Hepatologia e Gastroenterologia da UFPE promove Campanha de Testagem de Hepatites B e C

A testagem será realizada próximo à entrada da BC na sexta-feira das próximas quatro semanas

A Liga Acadêmica de Hepatologia e Gastroenterologia da UFPE promove Campanha de Testagem de Hepatites B e C na Universidade. A testagem rápida de hepatites B e C, submetida como projeto de extensão, é iniciada neste mês de julho, que foi o mês escolhido para reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle das hepatites virais (Julho Amarelo). A ação acontece próximo à entrada da Biblioteca Central, das 10h30 às 14h, com o objetivo de aproveitar o maior fluxo de pessoas durante o horário de almoço.

A Secretaria Estadual de Saúde realizou a doação de 400 testes rápidos para hepatite B e C, e serão disponibilizados cem testes em cada um desses dias. Para realização do teste, será coletada uma gota de sangue da polpa digital e o procedimento demora, em média, 15 minutos para ter resultado.

A iniciativa foi proposta pelo professor Edmundo Lopes, professor do Centro de Ciências Médicas da UFPE e médico hepatologista do Hospital das Clínicas, e vai contar com a participação de médicos do serviço de Gastroenterologia e Hepatologia do Hospital das Clínicas, alunos que participam da Liga Acadêmica de Hepatologia e Gastroenterologia e enfermeiras do Núcleo de Atenção à Saúde do Estudante (Nase).

O objetivo é realizar a testagem rápida para toda a comunidade acadêmica com o intuito de possibilitar o diagnóstico precoce, visto que na maioria das vezes a doença tem caráter silencioso e só apresenta manifestações clínicas décadas após a infecção, quando a doença já se encontra em uma fase mais avançada, além de trazer visibilidade para essa campanha e informar a comunidade acadêmica sobre as formas de transmissão, prevenção e sintomas das hepatites B e C.

Date of last modification: 12/07/2023, 16:51