News News

Back

Liga Acadêmica de Computação e Informação Quântica da UFPE abre processo seletivo para novos integrantes

Serão ofertadas 20 vagas e a seleção será realizada em duas etapas que compreendem palestra e entrevista

A Liga Acadêmica de Computação e Informação Quântica (Laciq) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) abre processo seletivo para admissão de novos membros. Será permitida a participação de graduandos e pós-graduandos da Universidade que se interessam pela área e desejam contribuir com a Laciq. Além disso, é necessário ter disponibilidade para estar presente nos encontros quinzenais da liga e exercer as atividades propostas. Serão disponibilizadas 20 vagas e a seleção vai ser realizada em duas etapas, uma on-line e outra presencial.

A primeira etapa é uma palestra de apresentação sobre a Laciq e a área de computação e informação quântica. Durante o evento, serão recolhidas informações básicas dos candidatos. A segunda etapa consiste em uma entrevista com os candidatos presencialmente na UFPE. Entretanto, há a possibilidade de ser on-line, mediante justificativa. O objetivo da etapa é conhecer os candidatos e será seguido uma checklist padrão juntamente com perguntas complementares. Os participantes irão receber um e-mail com o dia e horário da sua entrevista.

O candidato poderá acessar o edital, que contém as informações necessárias sobre o processo seletivo promovido pela Laciq. O resultado final da seleção será divulgado nas redes sociais da Laciq e os novos ligantes também receberão um e-mail, o qual deve ser respondido em até 48 horas com a confirmação que realmente pretendem entrar na liga, caso contrário, haverá remanejamento.

A Laciq visa contribuir para a formação dos discentes integrando três áreas de atuação: ensino, pesquisa e extensão. Para isso, são realizados encontros periódicos, assim como a realização de eventos e cursos de formação oferecidos para os ligantes, sendo alguns desses abertos ao público.

Nesta sexta-feira (27), às 13h30, será realizada a palestra aberta intitulada “Algoritmo quântico de Shor: comentários e implementação”. O evento ocorre no auditório do Centro de Informática (CIn) da UFPE. O palestrante será Paulo André Viana de Araújo, bacharel em Matemática pela UFPE e mestrando em Ciência da Computação pela UFPE na área de Computação quântica e desenvolvedor. Além disso, o palestrante é pesquisador em computação quântica da Accenture.

Mais informações
Instagram @laciq.ufpe
ligaquantica@cin.ufpe.br 

Date of last modification: 25/10/2023, 14:55