News News

Back

Laboratório de Armazenamento e Mobilidade da UFPE recebe comitiva do Exército Brasileiro

Os focos de interesse do LAM são os projetos em energia fotovoltaica e microrredes, cursos de capacitação e treinamentos na área, entre outros pontos

A Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) recebeu uma comitiva do Exército Brasileiro, na última sexta-feira (29), para visita ao Laboratório de Armazenamento e Mobilidade (LAM), que fica no Departamento de Engenharia Elétrica do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), no Campus Recife. O evento teve como objetivo apresentar aos convidados o trabalho do LAM, especialmente na área de energias renováveis, e estreitar relações entre os órgãos, com vistas a futuras cooperações.

Fotos: Catarina Albertim

Militares conhecem projetos em reunião com pesquisadores

Os focos de interesse são os projetos em energia fotovoltaica e microrredes, cursos de capacitação e treinamentos na área, entre outros pontos. De acordo com o coordenador do LAM, professor Pedro Rosas, o trabalho está centrado em três aspectos importantes: o ensino, a pesquisa e a extensão. “Para a Universidade, esta é uma oportunidade incrível de a gente conseguir interagir com a sociedade”, assegurou ele. O LAM é um espaço dedicado a estudos sobre fontes de energia, atendendo às novas demandas de geração renovável, armazenamento, mobilidade elétrica, geração isolada ou integrada com a rede elétrica.

Professor Pedro Rosas apresenta estudos em andamento

“Nós temos um interesse muito grande na parte energética, na parte de meio ambiente. E aqui é um centro de excelência. Dessa forma, [com] a vinda do Exército aqui ao Departamento de Engenharia [Elétrica], nós visualizados agora uma série de parcerias; estreitarmos o contato, buscando essa capacitação para todos nós e aprendendo com a Universidade”, afirmou o general David, chefe do Departamento de Engenharia e Construção (DEC) do Exército Brasileiro. Além dele, a comitiva do DEC/Exército teve a participação do general O’ de Almeida (diretor de Patrimônio Imobiliário e Meio Ambiente); general Bernardes (diretor de Obras de Cooperação); general Eduardo (diretor de Obras Militares); e general Alessandro (comandante do 1º Grupamento de Engenharia).

Para o reitor Alfredo Gomes, o encontro teve um balanço positivo, promovendo a troca de conhecimentos e abrindo possibilidades de ações conjuntas. “Esperamos que a parceria se consolide para que a Universidade possa levar uma proposta que reúna renovação na área de energia com sustentabilidade”, disse ele.

“Existe uma percepção das Forças Armadas da importância da transição energética e da importância de elas se integrarem também a essa pauta, que é uma pauta nacional”, ressaltou o vice-reitor Moacyr Araújo. “Nós temos uma possibilidade muito grande de cooperar porque nós temos uma expertise avançada em tudo o que se refere a energias renováveis. Nós temos vários grupos de pesquisa na UFPE que trabalham com isso”, completou ele.

Equipes da UFPE e do Exército durante visita ao LAM

A visita ainda contou com a presença do pró-reitor de Pesquisa e Inovação da UFPE, Pedro Carelli, professores e pesquisadores do LAM/Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade, além de gestores da UFPE.

Date of last modification: 04/10/2023, 11:23