News News

Back

Inscrições abertas para Conselho Curador do Cinema da UFPE

A apresentação das propostas deve ser feita até o dia 20 deste mês, de forma presencial ou on-line

Estão abertas as inscrições para os interessados em participar do Conselho Curador do Cinema da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Podem se candidatar à vaga, disponibilizada pelo Edital n.º 12, de 29 de setembro de 2023, representantes de entidades da sociedade civil vinculadas à cultura. A apresentação das propostas deve ser feita até o dia 20 deste mês, de forma presencial ou on-line.

O Conselho Curador tem entre suas atribuições propor uma política institucional para o equipamento, considerando a diversidade existente na UFPE nas áreas de cinema, audiovisual, artes, cultura e memória, além de articular as ações do cinema com a gestão da Universidade. Visa ainda planejar atividades, propor agenda e analisar a programação desenvolvida para o cinema e emitir parecer sobre as solicitações de uso do espaço; propor normas, critérios e parâmetros de funcionamento para o cinema; articular e propor parcerias com instituições nacionais e internacionais – públicas ou privadas – no âmbito do cinema; e prezar pela política de sustentabilidade do espaço nas dimensões ambiental, econômica, cultural e de governança.

A proposta de candidatura deve ser feita por meio de processo contendo comprovante de vínculo institucional com a entidade; exposição de motivos explicitando as ações e atividades desenvolvidas no campo específico de atuação; e comprovação de atividades, por meio de currículo resumido, contendo a qualificação e/ou experiência; entre outros. O credenciamento deve ser feito a partir de processo administrativo no Sistema Integrado de Patrimônio, Administração e Contratos (Sipac), via Protocolo Geral, localizado no prédio da Reitoria da UFPE. É possível ainda fazer o credenciamento a partir do e-mail protocolo@ufpe.br.

Criado em 2019, o Cinema da UFPE é uma sala de cinema aberta e gratuita localizada nas dependências do Complexo de Convenções, Eventos e Entretenimento (CCEE), no Campus Recife. Tem por finalidade promover e fomentar a cultura cinematográfica e audiovisual, por meio de programas, projetos e ações que consolidem a exibição de filmes e outros produtos audiovisuais como atividade de apoio ao ensino, pesquisa e extensão na UFPE. Possui uma programação formada por mostras, festivais e exibições de diretores pernambucanos, estudantes e ex-alunos dos diversos cursos da UFPE.

O edital completo para submissão de candidaturas para escolha de membro da comunidade externa da UFPE para integrar o Conselho Curador do Cinema está disponível na íntegra no Boletim Oficial da UFPE n.º 170, de 29 de setembro de 2023.

Date of last modification: 03/10/2023, 16:12