News News

Back

I Encontro Internacional de Ciências do Movimento e Saúde ocorre na Reitoria

O evento discutiu sobre internacionalização e teve a participação de docentes e discentes

O I Encontro Internacional de Ciências do Movimento e Saúde teve início na manhã de ontem (3), no Auditório João Alfredo, na Reitoria da UFPE. O evento científico discutiu sobre internacionalização e teve a participação de docentes e discentes. Além disso, é proveniente da colaboração entre diferentes programas de pós-graduação da UFPE relacionados ao estudo da ciência do movimento e nutrição, ligados às áreas de Educação Física; Nutrição Atividade Física e Plasticidade Fenotípica; Ciências Fisiológicas; e Fisioterapia. 

Participaram da mesa de abertura a pró-reitora de Pós-Graduação da UFPE, Carol Leandro; o diretor de Relações Internacionais, Madson Góis; e a diretora do Centro de Ciências da Saúde, Cinthia Carina. Como parte integrante da comissão organizadora do evento, estavam presentes os professores Diego Dantas, do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia; Mariana Pinheiro, do Programa de Pós-Graduação em Nutrição Atividade Física e Plasticidade Fenotípica; Tiago Queiroz, do Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Ciências Fisiológicas; Tony Meirelles, do Programa de Pós-Graduação em  Educação Física; e Maria das Graças Araújo, do Programa de Pós-Graduação em Fisioterapia.

A pró-reitora Carol Leandro destacou o quão a internacionalização da Universidade Federal de Pernambuco tem avançado. “Temos agora uma internacionalização ligada à pós-graduação, à graduação, aos servidores técnicos, aos docentes. Enfim, a toda à instituição que está dentro dessa mobilidade, trazendo a UFPE para um cenário realmente diferenciado”, afirma.

Enquanto isso, o professor Diego Dantas apontou que o objetivo maior é promover um intercâmbio do conhecimento e permitir a troca de experiências entre pessoas e instituições, mediante a mobilidade e parceria, com o intuito de melhorar a qualidade da formação dos estudantes. Nesse quesito, o evento é importante pois possibilita a internacionalização e congrega interfaces diferentes da saúde de uma maneira transversal, conforme evidenciado por Madson Góes, da DRI.

Fotos: Gabriela Albuquerque

Professor Sílvio Saranga, de Moçambique, fez palestra no evento

Também houve uma palestra com o professor Sílvio Saranga, de Moçambique, para abordar sobre o panorama da pesquisa e inovação na área de Ciências do Desporto em Moçambique. Sendo assim, foram apresentadas as perspectivas de cooperação institucional entre a Universidade Pedagógica de Maputo e a Universidade Federal de Pernambuco.

Posteriormente, foram apresentados trabalhos sobre os temas: “Circunferência da cintura como preditor para elevação da pressão arterial em escolares de 7 a 10 anos de idade”; “Restrição temporal do alimento e repercussões fisiometabólicas em ratos com consumo crônico de frutose”; “Efeito da suplementação de nitrato sobre o consumo excessivo de oxigênio após exercício de uma sessão de exercício intermitente de alta intensidade”; “Associação entre funcionalidade e força de preensão manual em mulheres mastectomizadas”.

Quanto às pesquisas em Fisioterapia e Ciência do Movimento, graduados em Fisioterapia pela UFPE realizaram palestras. O tema “Utilização de Medidas de atividade física provenientes de Smartwatches e sua associação com função física e restrição de mobilidade do espaço de vida em idosos comunitários” foi abordado por Betuel Gomes. Enquanto isso, a temática “Pesquisas de vibração de corpo inteiro e Fisioterapia” teve como palestrante Diana de Andrade. Já o tema “Prevalência e fatores associados à instabilidade crônica de tornozelo de atletas de futebol:estudo transversal” foi abordado por Victor Oliveira.

Com relação às pesquisas em Educação Física e Movimento Humano, os palestrantes Jéssica Gonçalves, Henrique Sacramento, Eduardo Souto Maior, abordaram, respectivamente, sobre os seguintes temas: “Letramento Corporal: Conceitos e aplicações para saúde de crianças e adolescentes”; “Efeitos da suplementação de nitrato no exercício intermitente de alta intensidade”; “Competence App: inteligência artificial na adoção de um estilo de vida ativo”.

Para debater sobre Ciências Fisiológicas, Movimento Humano, Nutrição e Metabolismo foram convidados Mayra Luclécia, Tércio Barros e Débora Mendonça. As temáticas abordadas, respectivamente, foram “Efeitos da realidade virtual sobre aspectos relacionados ao sono e saúde mental em indivíduos adultos com síndrome metabólica na cidade da Vitória de Santo Antão - PE”; “Velocidade anaeróbia de reserva: conceitos e aplicações em jovens atletas de futebol”; “Avaliação dos metabólitos encontrados em pacientes asmáticos com broncoespasmo induzido por exercício”. 

Por fim, referente às pesquisas em Nutrição, Atividade física e Plasticidade Fenotípica, Gabriela Carvalho abordou sobre “Sintomas de vício alimentar em escolares dos 7 aos 10 anos da rede municipal de Vitória de Santo Antão”; Fernanda Araújo sobre “Caracterização e georreferenciamento do ambiente alimentar comunitário em um Município do Sertão Paraibano”; e Laiane Silva sobre “Associação entre risco nutricional, variáveis clínicas e desfecho de pacientes críticos com Covid-19 em UTI no Agreste Pernambucano”.

Date of last modification: 04/10/2023, 16:22