News News

Back

HC participa de Campanha Nacional de Conscientização das Hepatites Virais

Foram realizados testes rápidos para diagnóstico das hepatites B e C e ações educativas direcionadas aos agentes de saúde da região

O Serviço de Hepatologia do Hospital das Clínicas (HC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) participou da Campanha Nacional de Conscientização das Hepatites Viras em prol do Julho Amarelo, em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, hoje das 8h às 12h. O evento ocorreu na Unidade de Saúde da Família do bairro de San Martin/Recife, localizada na Rua Comendador Franco Ferreira 876. O HC é Unidade Vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

O evento contou com médicos hepatologistas do HC e com estudantes de Medicina da UFPE que participam da Liga de Gastroenterologia e Hepatologia. Foram realizados testes rápidos para diagnóstico das hepatites B e C e ações educativas direcionadas aos agentes de saúde da região. Os pacientes que forem diagnosticados serão encaminhados para o Ambulatório de Hepatologia do HC para receberem tratamento adequado.

“Ações como essa são importantes para conscientizar a população sobre as hepatites virais crônicas B e C que geralmente são silenciosas e podem prejudicar gravemente a saúde das pessoas. Atualmente, mais de 500 mil pessoas convivem com o vírus C da hepatite e ainda não sabem, mas, com as novas drogas, a hepatite C pode ser curada em mais de 95% dos casos, através de medicações orais e sem efeitos colaterais”, explica Andrea Dória, médica hepatologista do HC.

Date of last modification: 26/07/2019, 10:41