News News

Back

Fifer continua até sexta-feira (25) e homenageia Amin Stepple com exibição de curtas

A homenagem ocorrerá no dia 25, às 19h, na Unicap

A 11ª edição do Festival Internacional do Filme Etnográfico do Recife (Fifer) continua até sexta-feira (25) no Cinema da UFPE, a partir de 14h, exibindo filmes nacionais e internacionais. Filmes que chegaram de vários países, como Congo, Colômbia, Etiópia, Israel, França, Espanha, Portugal, todos eles mostrando uma realidade antropológica que pode ser visualizada em documentários etnográficos. A mostra competitiva do Fifer ocorre a partir das 14h.

Já a sessão de premiação e de homenagem ao cineasta Amin Stepple será realizada na sexta-feira (25), às 19h, no Auditório Dom Helder, na Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). Nesta sessão, pretende-se exibir seis importantes curtas de Amin Stepple, que retratam situações etnográficas no Recife. Estes filmes foram recentemente digitalizados e estarão disponíveis ao público a partir deste dia. São eles: “Tempo Nublado” (1975); “Robin Hollywood” (1976); “P.S. Um Beijo” (1976); O lento, seguro, gradual e relativo striptease do Zé Fusquinha (1978); e Creuzinha não é mais tua (1979).

Esta sessão de homenagem e exibição das apresentações destes filmes tem o apoio do curso de Especialização em Narrativas Contemporâneas da Fotografia e do Audiovisual, da Unicap, da Cinelimite e da EyeSeeFilm, que realizaram as digitalizações dos filmes. Também haverá a pré-estreia de “A Chegada do Trem Fantasma à Estação da Serra da Borborema” (1981), o super-8 inacabado de Amin transcriado em 2023 por Ivan Cordeiro e Paulo Cunha. Além de bate-papo com o professor Alexandre Figueirôa.

Mais informações
Professor Renato Athias – coordenador do Fifer
(81) 99687.9004

Date of last modification: 23/08/2023, 12:29