News News

Back

Feira Umba dos Pretos Negócios e Festival de Música e de Dança agitam a Semana Pedagógica do CE

Eventos culturais e artísticos estão ligados ao projeto de extensão “Estudantes cotistas, suas famílias e a luta contra a pobreza no século XXI”

A Semana Pedagógica do Centro de Educação da UFPE, que ocorrerá de amanhã (30) até sexta-feira (1º), contará com programação cultural e artística, entre elas a Feira Umba dos Pretos Negócios e os Festivais de Música do Gepar - A Vez da Minha Voz - e de Dança do Gepar - Quando Danço,  Encanto.

A Feira Umba dos Pretos Negócios será realizada nos três dias do evento, das 9h às 19h, com o objetivo de escoar a produção científica, cultural, artística, gastronômica e de serviços de raiz africana e afrodescendente ofertadas pelos estudantes, seus familiares e pessoas do entorno da Várzea. A iniciativa é uma parceria com a Raepe - Rede de Afroempreendedores/as de Pernambuco, para valorizar a produção científica, cultural e artística da população negra.

A feira faz parte do projeto de extensão “Estudantes cotistas, suas famílias e a luta contra a pobreza no século XXI”, idealizado e coordenado pela professora Auxiliadora Martins, criadora e líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Autobiografias, Racismos e Anti-Racismos na Educação (Gepar) da UFPE) e tem como vice-líder o professor Ricardo Neves, do Centro Acadêmico de Vitória (CAV). Participam da feira as marcas autorais @lassanamoda, @dianeadrianachagas, @suedy.dias, @mianzi_antonia, @martasoares e @feiradasmulherespretas.

Por ocasião da Semana Pedagógica, haverá uma outra versão dos festivais, que são atividades do mesmo projeto de extensão, com apresentação de números de dança, de canto e de toque de instrumentos por estudantes dos cursos de Artes, Dança e Música da UFPE, que cursam a Disciplina de Didática, ministrada pela professora Auxiliadora Martins e monitorada pela estudante do curso de Filosofia Alice Galdino. Além das apresentações, ocorrerão relatos das histórias de vida e experiências acerca do como e do porquê essas pessoas decidiram se tornar professores e artistas numa troca salutar de vivências e construção coletiva de conhecimentos. As apresentações ocorrem no dia 31, a partir das 19h, no CE.

Date of last modification: 29/08/2023, 15:23