News News

Back

Farmácia Ambulatorial do HC promove ações sobre uso racional de medicamentos

O evento aconteceu na Portaria 4 e foi realizada por farmacêuticos e estudantes de Farmácia

Foto: Cecília Vieira/HC-Ebserh

Equipe orientou usuários sobre mitos e verdades sobre medicamentos

A Farmácia Ambulatorial do Hospital das Clínicas da UFPE promoveu na manhã de hoje (7) ações para orientar os usuários sobre o uso consciente de medicamentos para lembrar o Dia de Promoção de Uso Racional de Medicamentos, celebrado no último domingo (5). O evento aconteceu na Portaria 4 e foi realizada por farmacêuticos e estudantes de Farmácia. O HC é unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh).

A ação contou com uma dinâmica para os usuários do HC sobre mitos e verdades relacionados ao uso de medicamentos, distribuição de panfletos educativos sobre o tema (como a importância de ler as bulas e ficar atento aos horários das dosagens, entre outros), panfletos sobre o que é a farmácia ambulatorial (o seu horário de atendimento, documentação necessária para o usuário se cadastrar e medicamentos que a Farmácia do HC entrega), além de banners informando como se deve armazenar os remédios.

“O nosso objetivo é orientar os pacientes para que eles façam o uso correto dos medicamentos que são itens de fácil acesso e que, muitas vezes, as pessoas não usam corretamente. Então, estamos aqui desconstruindo os mitos em torno das medicações, tirando dúvidas e orientando’’, explicou a farmacêutica Eliane Vasconcelos.

Para Rafaela da Silva, acompanhante da avó Maria Dolores da Silva, usuária do HC, essas ações são importantes, pois tiram muitas dúvidas e reforçam a necessidade de ter atenção ao fazer uso de remédios. “Minha avó já tomou medicações de forma errada e isso prejudicou a saúde dela, então, é importante esses profissionais compartilharem o conhecimento deles não só sobre como fazer o uso adequado dos medicamentos como também do descarte, eles nos orientaram a fazer o descarte correto dos remédios vencidos ou que sobram. Agora já sei que devemos levar de volta à Farmácia do Estado ou ao do hospital em que pegamos’’, relatou.

Date of last modification: 07/05/2019, 16:14