News News

Back

Faculdade de Direito do Recife comemora hoje (11) 195 anos de história

Em comemoração a essa data, o Projeto Memória Acadêmica da FDR lançou o e-book “A Faculdade e a praça: centenário da Praça Adolfo Cirne”

Hoje (11) é um dia de celebrações para a Faculdade de Direito do Recife/Centro de Ciências Jurídicas da UFPE. Além de comemorar os 195 anos da história da instituição, criada em 11 de agosto de 1827, também é relembrado o centenário da Praça Adolfo Cirne, espaço onde está construído o palácio que abriga a Casa de Tobias Barreto.

Anteriormente chamada de Jardim da Faculdade ou Parque da Faculdade, a Praça Adolfo Cirne recebeu seu nome definitivo em 11 de agosto de 1922, como forma de homenagear o catedrático de Direito Civil e diretor da instituição, falecido em 21 de junho daquele ano. Coube ao então prefeito da cidade, Octavio Tavares, ex-discípulo de Cirne e também docente da faculdade, anunciar a mudança do nome e inaugurar a nova praça. Atualmente, o espaço também guarda homenagens a outros personagens que marcaram a história da FDR, como Francisco de Paula Batista, importante nome do Direito Processual no século 19, e Tobias Barreto, fundador da Escola do Recife e patrono honorável da instituição.

Em comemoração a essa data, o Projeto Memória Acadêmica da FDR lançou o e-book “A Faculdade e a praça: centenário da Praça Adolfo Cirne”, que está disponível no site do projeto

Date of last modification: 11/08/2022, 17:11