News News

Back

Eventos do HC promovem atividades de conscientização sobre dermatite atópica e urticária

As ações acontecem amanhã (22) e no dia 29 deste mês, das 8h às 12h, no hall da portaria 4

A conscientização sobre doenças alérgicas é fundamental para garantir uma melhor qualidade de vida para aqueles que convivem com essas condições. No intuito de disseminar informações e promover a compreensão sobre a dermatite atópica e a urticária, dois eventos de extensão estão programados para acontecer, este mês, no Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). As iniciativas são fruto da colaboração entre a equipe assistencial do HC e os estudantes da Liga de Pediatria (Laped) e da Liga de Dermatologia (Laderma), ambas da UFPE. Elas marcam a celebração do Dia Nacional de Conscientização sobre a Dermatite Atópica, em 23 de setembro, e do Dia Mundial da Urticária, em 1º de outubro.
 
AÇÃO | 22 de setembro 
O dia 23 de setembro é dedicado ao Dia Nacional de Conscientização sobre a Dermatite Atópica para alertar e informar sobre a doença que é caracterizada por coceira, lesões e pele seca, com aproximadamente 80% dos casos manifestando-se nos primeiros cinco anos de vida, podendo também persistir na idade adulta. Para marcar esta data, amanhã (sexta-feira, 22), das 8h às 12h, uma ação educativa será direcionada para pacientes, acompanhantes e profissionais que frequentam o HC, no hall da portaria 4.
 
"Precisamos reforçar a divulgação sobre a dermatite atópica porque muitas pessoas ainda desconhecem esta doença e a conscientização é a melhor forma de combater o preconceito, facilitar o diagnóstico e oferecer tratamento adequado. A dermatite atópica não é contagiosa e tem tratamento", explica a coordenadora da ação e do Ambulatório de Dermatoses Alérgicas do Centro de Pesquisas em Alergia e Imunologia (CPAI) do HC-UFPE, Dayanne Bruscky.
 
AÇÃO | 29 de setembro 
O Dia Mundial da Urticária, que acontece em 1° de outubro, contará com uma atividade de conscientização voltada para a comunidade hospitalar no próximo dia 29, das 8h às 12h, no hall da portaria 4 do HC-UFPE. O objetivo da ação é conscientizar sobre essa doença, que pode causar coceira intensa e manchas vermelhas na pele, além de edema. 

Embora seja frequentemente observada em jovens adultos, com idade entre 20 e 40 anos, a urticária pode se manifestar em qualquer faixa etária e provocar surtos em qualquer momento do dia. Seus sintomas incluem coceira, lesões, falta de ar e dificuldade para engolir. De acordo com a profissional, ela pode ter um grande impacto na qualidade de vida de pessoas que ainda não possuem tanta informação sobre a doença. "Anualmente fazemos uma ação para divulgar informações sobre a urticária crônica e o tema deste ano é sobre o acesso aos cuidados. Além de conhecer, é preciso que o acompanhamento para diagnóstico e tratamento seja universal e acessível a todos", acrescenta Dayanne.

Além da professora Dayanne Bruscky, os eventos contam com a organização das professoras Ana Caroline Dela Bianca e Adriana Azoubel, assim como da preceptora de Alergia e Imunologia do HC Ana Carla Moura e da psicóloga Manoela Cavalcanti.

Date of last modification: 21/09/2023, 13:25