News News

Back

Evento on-line tem videoconferência e lançamento de livro sobre indígenas na cidade

O encontro acontece, às 18h30, com transmissão via YouTube

O Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Etnicidade (Nepe), do Programa de Pós-Graduação em Antropologia (PPGA) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), promove hoje (18) videoconferência para discutir a situação dos índios que vivem na cidade. O evento acontece junto com o lançamento do livro “Indígenas na Cidade: os Kalabaça, Kariri, Potiguara, Tabajara e Tupinambá de Crateús (CE)”, de Carmen Lúcia Silva Lima, pesquisadora do Nepe e professora do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal do Piauí (UFPI). O encontro acontece, às 18h30, com transmissão via YouTube. 

Haverá a participação do professor Renato Athias (coordenador do Nepe/UFPE), da professora Isabelle Braz (Universidade Federal do Ceará – UFC), da professora Carmen Lúcia Silva Lima (autora do livro) e dos representantes indígenas da cidade de Crateús (CE). Com esse evento, o Nepe inicia uma série de debates sobre os indígenas na cidade.

LIVRO – Publicado pela Editora UFPE (Coleção Etnicidade/Nepe), o e-book “Indígenas na Cidade: os Kalabaça, Kariri, Potiguara, Tabajara e Tupinambá de Crateús (CE)” apresenta as temáticas atuais sobre os índios que vivem em cidades. Relata os indígenas de Crateús e sua história, que mostra uma resistência secular e a criatividade no manejo da cultura e da identidade étnica diante das inúmeras adversidades encaradas. 

A discussão do livro traz uma importante contribuição para o debate antropológico em torno de questões que envolvem diretamente as interfaces da história, da cultura e da etnicidade nos processos de emergências étnicas em contexto urbano. Nesta análise, a autora evidencia principalmente os aspectos da memória histórica dessas etnias como um contraponto das etnografias coletadas, dentro de um rigor metodológico e, sobretudo, dentro de uma dinâmica temporal, como um processo contínuo de recriação de sentidos, em que o protagonismo dos indígenas no gerenciamento de sua história e de sua cultura estão presentes. É a memória coletiva que se integra nas narrativas culturais dos grupos indígenas.

Mais informações
Professor Renato Athias (coordenador do Nepe/UFPE)

renato.athias@ufpe.br

Date of last modification: 18/02/2021, 16:31