News News

Back

Estudantes do Colégio de Aplicação da UFPE conquistam medalha na Olimpíada de Matemática da Unicamp

Competição é considerada uma das mais tradicionais e difíceis provas de olimpíadas de matemática no país

Três estudantes do Colégio de Aplicação (CAp) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) conquistaram a medalha de bronze na 39ª Olimpíada de Matemática da Unicamp, promovida pelo Instituto de Matemática, Estatística e Computação Científica da Universidade Estadual de Campinas. Guilherme Tito Farias de Melo, José Renato de Carvalho Ribeiro e Rafael Alpes Rodrigues são do 9º ano do Ensino Fundamental. O trio foi orientado pelo professor Rogerio da Silva Ignacio.

“Apesar de que no CAp não há foco intensivo de preparação para olimpíadas, os estudantes sempre encontram tarefas desafiadoras nas aulas de matemática. Algumas dessas atividades provêm do farto material didático oferecido pelas olimpíadas de matemática. Entendo que a experiência com as olimpíadas oferece uma visão ampla da matemática escolar para além do oferecido na matriz curricular e ajuda o estudante a desenvolver hábitos de estudo para a disciplina”, afirma o professor Rogerio da Silva Ignacio.

“A terceira e última fase ocorreu presencialmente em Campinas e consagrou os referidos estudantes em uma das mais tradicionais e difíceis provas de olimpíadas de matemática no país”, acrescenta o docente.

Date of last modification: 19/09/2023, 15:46