News News

Back

Estudantes de Turismo da UFPE exploram o cenário cultural do Recife em visita técnica

O objetivo foi fornecer aos estudantes uma experiência prática e imersiva no mundo da administração e do turismo

Fotos: Divulgação

Alunos estiveram no Cais do Sertão e conheceram o acervo do museu

Estudantes do 1º período do curso de Turismo – turno da tarde – participaram de uma enriquecedora visita técnica, no dia 26 de agosto, como parte da disciplina de Introdução à Administração, sob a orientação da professora Marcela Pereira. A visita foi dividida em dois momentos, proporcionando uma visão aprofundada do cenário cultural e turístico de Recife. Primeiro, foram conhecer o Centro Cultural Cais do Sertão e depois o Paço do Frevo, ambos localizados no Recife Antigo. O objetivo foi fornecer aos estudantes uma experiência prática e imersiva no mundo da administração e do turismo.

No primeiro local, os alunos foram recebidos por Raul Cavalcanti, diretor de produção do Centro Cultural Cais do Sertão. O programa deste momento incluiu um inspirador bate-papo com o diretor de produção, onde foram discutidas questões de gestão, desafios e potencialidades do turismo na região. Em seguida, os estudantes foram conduzidos por um educador em uma visita acolhedora ao Museu Cais do Sertão, onde puderam explorar o rico acervo cultural. Além disso, os alunos tiveram a oportunidade de vivenciar a riqueza musical da região na sala “Caixa de Poesia”, onde experimentaram os diversos ritmos de Pernambuco.

No Paço do Frevo, os estudantes mergulharam na cultura do frevo

O segundo momento levou os alunos ao Paço do Frevo, onde foram recebidos por Nayara Passos, coordenadora de educação do Paço do Frevo. A visita foi conduzida pela própria coordenadora e dois educadores, ambos com formação em Turismo.

No Paço do Frevo, os estudantes exploraram os diversos ambientes do museu, mergulhando na cultura do frevo, uma das expressões culturais mais emblemáticas de Pernambuco. Além disso, ocorreu um bate-papo esclarecedor com a coordenadora de educação e os educadores presentes. Durante essa conversa, foram discutidos tópicos como a gestão do Paço do Frevo e as parcerias estratégicas que contribuem para o sucesso do museu. Os alunos também compartilharam experiências e perspectivas sobre a carreira do turismólogo.

A visita técnica representou uma oportunidade única para os alunos do 1º período de Turismo se conectarem com o setor turístico de Recife, adquirirem conhecimento prático e expandirem sua compreensão sobre a gestão de espaços culturais e turísticos.

Date of last modification: 15/09/2023, 14:12