News News

Back

Estudantes da UFPE recebem Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero Ano XIII

A lista com os trabalhos premiados desta edição, que recebeu 765 inscrições, está disponível no site da Facepe

Com informações da Facepe

Estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) receberam o Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero Ano XIII por seus artigos científicos. A premiação tem por objetivo “estimular e fortalecer a produção crítica de conhecimentos sobre relações de gênero, contribuindo para a promoção dos direitos das mulheres em sua diversidade”.

Estudante do curso de Direito, Laura Gabriella Muniz da Silva é autora do artigo científico “Enchentes na Veneza Brasileira e a injustiça climática: em que barco as mulheres negras estão?”, um dos trabalhos premiados na categoria voltada para estudantes de graduação.

Na categoria dedicada a artigos científicos de estudantes da pós-graduação, foram premiados dois trabalhos de estudantes da UFPE. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Direitos Humanos (PPGDH), Renata Pereira da Silva Uchôa é autora do artigo “Racismo Ambiental e o Lugar da Mulher Negra no Estado de Pernambuco”. E Raquel Lustosa da Costa Alves, autora do artigo “Itinerários de Abandono e Justiça Reprodutiva: Uma Etnografia da Morte Materna em Pernambuco”, é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Antropologia.

PRÊMIO NAÍDE TEODÓSIO – Textos, pesquisas, estudos e projetos que busquem contemplar as dimensões de classe social, raça, etnia, geração e orientação sexual das mulheres em Pernambuco podem ser inscritos no Prêmio Naíde Teodósio de Estudos de Gênero. A lista com os trabalhos premiados desta edição, que recebeu 765 inscrições, está disponível no site da Facepe.

A premiação é fruto de uma parceria entre as Secretarias estaduais da Mulher; de Educação; da Ciência, Tecnologia e Inovação; e de Planejamento; a Companhia Editora de Pernambuco (Cepe), a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), a Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE) e a Fundação de Amparo à Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado de Pernambuco (Facepe).

Date of last modification: 14/03/2024, 14:56