News News

Back

Equipe da Berso visita Consórcio de Municípios do Agreste e Mata Sul, em Agrestina

Objetivo foi apresentar atividades que podem ser realizadas por meio de parceria com os municípios

 

Equipe da Biorrefinaria Experimental de Resíduos Sólidos Orgânicos (Berso) da UFPE realizou, no dia 24 deste mês, uma visita técnica ao Consórcio de Municípios do Agreste e Mata Sul (Comagsul), sediado no município de Agrestina (PE). O objetivo da visita foi apresentar as atividades de ensino, pesquisa e extensão desenvolvidas pela biorrefinaria, destacando a importância de investir em ações específicas para a construção de um futuro mais sustentável e equilibrado na sociedade. A comitiva da Berso foi formada pelo professor Rômulo Menezes, coordenador da Berso; Manoel de Castro, vice-coordenador, e Luiz Carlos Alfino, gerente de Comunicação da instituição.

A mesa de discussão contou com a participação de Orlando José, prefeito de Altinho-PE e presidente da Comagsul; Bartolomeu Mendonça, coordenador de Programas/Comagsul; Geraldo Miranda, Departamento de Meio Ambiente/Comagsul; Andrea Felix, Movimento em Defesa do Meio Ambiente, de Lajedo (PE). Também estiveram presentes convidados dos municípios consorciados e funcionários da Comagsul.

O professor Rômulo Menezes abordou as iniciativas da Berso, nas áreas de educação ambiental, economia circular, produção de compostagem, biogás e alimentos, gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU) e a redução de recursos públicos. Durante a visita, foram apresentadas propostas e ações pela Berso, em parceria com a startup Pegasus, incubada no Polo Tec da UFPE. A proposta da Berso e da Pegasus inclui o desenvolvimento e teste de dispositivos eletrônicos de baixo custo, personalizados para localização e rastreamento de veículos da frota de limpeza urbana municipal. Esses dispositivos poderão ser acompanhados por aplicativos de gerenciamento de dados específicos para o setor de gestão de resíduos sólidos do município.

A visita técnica foi um evento oportuno para promover o diálogo e a troca de experiências entre o meio técnico-científico representado pela Berso e pela Pegasus, e o setor consorciado representado pelo Comagsul. O encontro reforçou a importância da colaboração mútua na busca por soluções inovadoras e sustentáveis para os desafios ambientais enfrentados pelas comunidades locais, com destaque à relevância das ações propostas para lidar com a gestão de resíduos sólidos urbanos (RSU) na contemporaneidade.

Date of last modification: 30/11/2023, 15:43