News News

Back

Docentes do CAV-UFPE produzem cursos para plataforma on-line do Ministério da Saúde

O professor René Duarte Martins é o coordenador-geral do projeto responsável pela elaboração das formações

A plataforma de cursos on-line Avasus, do Ministério da Saúde, contará em breve com 11 novas formações, produzidas por um grupo de docentes de Saúde Coletiva e de Enfermagem do Centro Acadêmico de Vitória (CAV) da UFPE em parceria com a Secretaria de Atenção Primária à Saúde. Entre elas está o curso de “Introdução às Práticas Integrativas e Complementares: Yoga”, cujo pré-lançamento ocorreu no último dia 9, durante o IV Congresso Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (Congrepics), realizado em Florianópolis (SC). Essa será a primeira formação sobre o tema yoga oferecida pelo Avasus.

Com duração de 40 horas, o curso é composto por seis unidades, que abrangem da conceituação do que é a yoga às dimensões de atuação da prática. É destinado a qualquer interessado na temática, seja um praticante, seja um futuro instrutor. “O objetivo do curso não é formar instrutores de yoga, mas proporcionar que as pessoas conheçam a prática”, explica o professor René Duarte Martins, coordenador-geral do projeto responsável pela elaboração das formações. “Os cursos são constituídos por recursos diversos, como slides, histórias em quadrinhos, fóruns, materiais para leituras complementares, questionários avaliativos e vídeos diversos, inclusive, com relatos da oferta dessas práticas em diversos serviços públicos em todo o Brasil”, completa.

Foto: Divulgação

Equipe do CAV participa de evento onde houve o pré-lançamento dos cursos

Os docentes produziram ainda cursos sobre temas como aromaterapia, meditação, shantala, ayurveda, automassagem, reflexoterapia, termalismo social/crenoterapia e musicoterapia, entre outros. Os recursos educacionais serão disponibilizados em breve para acesso gratuito na plataforma Avasus.

Além do professor René Martins, a equipe do CAV que atuou na produção dos cursos é formada pelos docentes Rogélia Herculano Pinto (coordenação pedagógica), Darlindo Ferreira (coordenação em EaD), Lívia Teixeira Souza (apoio pedagógico) e Petra Oliveira Duarte (apoio pedagógico). Teve ainda apoio das técnicas administrativas Fernanda Mirela e Carla Silva. Pelo Núcleo Técnico Gestor da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS atuaram Paulo Roberto Sousa Rocha (coordenação geral) e Daniel Miele Amado (assessor). Eles são ainda referência técnica para a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares no SUS.

AVASUS - O Ambiente Virtual de Aprendizagem do SUS (Avasus) é uma plataforma de cursos on-line do Ministério da Saúde e Educação a Distância que tem como objetivo possibilitar o aprimoramento e atualização de profissionais que atuam na área da saúde. As formações oferecidas são gratuitas e possuem carga horária variável. Entre os cursos disponíveis na plataforma estão “Sífilis: Diagnóstico e Tratamento”, “Vírus respiratórios emergentes, incluindo a covid-19” e “Princípios e Diretrizes no Sistema Único de Saúde”, entre outros.

PICS - As Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) são abordagens terapêuticas que visam prevenir agravos à saúde. Buscam ainda a promoção e recuperação da saúde, enfatizando a escuta acolhedora, construção de laços terapêuticos e a conexão entre ser humano, meio ambiente e sociedade. As práticas, presentes em 54% dos municípios brasileiros por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), não substituem o tratamento tradicional, sendo um complemento a ele.

Date of last modification: 14/11/2023, 14:30