News News

Back

Docentes da UFPE participam de encontro da Rede Universitária Latino-Americana de Cátedras de Habitação

As inscrições para o evento são gratuitas

De 26 a 29 de setembro, docentes do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Urbano (PPGDU) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) marcam presença na co-organização e em mesas de conferência do XXIX Encuentro da Red Universitária Latino Americana de Cátedras de Viviendas (Red Ulacav). Com o tema “Desigualdade, mudança climática e vulnerabilidade. Reconstrução e fortalecimento da Produção Social do Habitat”, o evento ocorre na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

A Red Ulacav é conhecida por abordar as experiências extensionistas de grupos acadêmicos de pesquisa e extensão relacionados à produção social do habitat na América Latina, ao direito à moradia, ao direito à cidade e ao fortalecimento do planejamento e gestão participativos, entre outros temas. A relevância das discussões promovidas pela Red Ulacav é tão significativa que, em 2023, a organização recebeu o prêmio internacional bronze da ONU Habitat (World Habitat Awards Bronze Winner 2023).

A programação do evento contará com representações internacionais de universidades da Argentina, do Chile e do México, todos membros da Red Ulacav, além das representações dos movimentos sociais e das ONGs que atuam em parceria nas atividades extensionistas do grupo acadêmico da UFRN (LabHabitat / Darq / UFRN).

O encontro tem co-organização dos professores Danielle Rocha e Fabiano Diniz, da UFPE, membros da Comunidade Interdisciplinar de Ação, Pesquisa e Aprendizado (Ciapa/UFPE) e do Núcleo Recife do Observatório das Metrópoles (Observatório PE). Ambos os grupos acadêmicos estão vinculados ao PPGDU da UFPE. Em 2019, o XXV Encontro da Red Ulacav aconteceu no Recife, na UFPE.

A coordenação geral do comitê local do encontro está a cargo da professora Dulce Bentes, também coordenadora do Laboratório de Habitação Habitat e Cidadania (LabHabitat), do Departamento de Arquitetura (Darq) da UFRN, que faz parte do Núcleo Natal do Observatório e conta com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPGau/UFRN) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Urbanos e Regionais (PPGeur/UFRN), bem como do Instituto de Políticas Públicas (IPP) e do Darq, da UFRN.

Além dos pesquisadores, docentes e discentes do Núcleo Recife e do Núcleo Natal da Rede do Observatório das Metrópoles, outros núcleos também integram a Red Ulacav e participarão das mesas no evento, incluindo Kainara dos Anjos, do Núcleo Paraíba, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG); e Renato Pequeno, do Núcleo Fortaleza, da Universidade Federal do Ceará (UFCE).

As inscrições para o XXIX Encuentro da Red Ulacav são gratuitas e podem ser realizadas através do site oficial

Mais informações
Formulário de inscrição
 
ppg.mdu@ufpe.br

Date of last modification: 22/09/2023, 13:06