News News

Back

Docente e estudantes da UFPE recebem premiação e menções honrosas no VI Simpósio Paraibano de Anatomia

A premiação foi destinada a integrantes dos cursos de Fisioterapia e Medicina

A estudante Mariana Tereza de Albuquerque Santos, graduanda do curso de Fisioterapia da UFPE, teve o seu trabalho “Impacto da infecção parental por ZIKV nos centros de ossificação em fetos de camundongos: técnica anatômica de diafanização” premiado com o 3ª lugar no VI Simpósio Paraibano de Anatomia. Na mesma ocasião, o professor Vitor Caiaffo, do Laboratório de Tecnologias Educacionais em Anatomia (LabTec Anato) e os graduandos do curso de Medicina Emanuel Miguel de Morais e Gustavo Henrique de Freitas receberam menções honrosas por seus projetos.

O VI Simpósio Paraibano de Anatomia é um evento organizado e planejado para discentes, docentes e profissionais que têm a anatomia humana e animal presentes em sua trajetória acadêmica e profissional. A ocasião proporciona a realização de palestras, minicursos, apresentação de trabalhos e encontros de ligas acadêmicas. O simpósio tem como público-alvo estudantes de graduação da área de saúde, pós-graduandos e profissionais de saúde, além de técnicos de anatomia, necrópsia e áreas correlatas.

Para produzir seu trabalho “Impacto da infecção parental por ZIKV nos centros de ossificação em fetos de camundongos: técnica anatômica de diafanização”, Mariana Santos teve a orientação de Anderson Arnaldo da Silva, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e coorientação da professora Ana Cristina Falcão Esteves, vinculada ao Departamento de Anatomia da Universidade Federal de Pernambuco.

O trabalho foi desenvolvido com o intuito de compreender como o zika vírus afeta a formação óssea (quantificação dos centros de ossificação) de camundongos por meio da utilização da técnica morfológica de diafanização, que consiste na utilização de corantes com afinidade para ossos e cartilagens. Sendo assim, foi possível analisar os centros de ossificação de fetos infectados pelo vírus. “A premiação foi de extrema importância para mim. Foi uma surpresa e foi um momento de muita emoção por ser minha primeira vez apresentando um trabalho num evento científico. Ter sido premiada com o 3º lugar, num evento no qual foram apresentados mais de 200 trabalhos, foi uma experiência inesquecível e só me dá vontade de fazer muito mais”, relata Mariana.

No mesmo evento, o docente Vitor Caiaffo, do Laboratório de Tecnologias Educacionais em Anatomia (LabTeC Anato) e os estudantes Emanuel Miguel de Morais e Gustavo Henrique de Freitas França do curso de Medicina do Núcleo de Ciências da Vida, Centro Acadêmico do Agreste (CAA), receberam menção honrosa no simpósio. Os projetos condecorados foram: “Perda Auditiva e Fissura Labiopalatina: O que há de novo?” e “Prototipagem Rápida com Modelagem 3D para Reprodutibilidade Óssea”. Este último teve a importante participação do professor Lucas Garcia, do Núcleo de Design e Comunicação do CAA, que também é coordenador do Laboratório de Experimentação e Inovação (Garagem).

Date of last modification: 11/10/2023, 16:48