News News

Back

Demoday Projetão 2023.1 apresenta projetos de inovação desenvolvidos por alunos

Evento será realizado no dia 2 de outubro, no Porto Digital

Os alunos da disciplina Projetos de Inovação, mais conhecida como Projetão, oferecida no Centro de Informática (CIn) da UFPE, apresentarão os trabalhos desenvolvidos durante o semestre de 2023.1 no evento conhecido como Demoday, no dia 2 de outubro, no 16° andar do edifício do Porto Digital.

O evento serve para exibir os protótipos e as ideias das equipes participantes para uma banca avaliadora externa, composta por integrantes do ecossistema de Tecnologia da Informação de Pernambuco.

A abertura do evento está prevista para acontecer às 9h, seguida da apresentação dos pitches, deliberação da banca e sessão de demos, em sequência. Por fim, serão realizadas a premiação e o encerramento, com previsão de término para as 12h. Toda a apresentação será transmitida pelo canal do YouTube do Projetão. 

Criada em 2002, a disciplina procura despertar e impulsionar a inovação e o empreendedorismo dos estudantes da Universidade, abrindo vagas para alunos de todos os cursos de graduação. A partir de projetos desenvolvidos durante o Projetão, diversas startups foram criadas e se lançaram para além do espaço acadêmico.

Confira o resumo dos seis projetos que serão apresentados

AnotAI: Tempo é um recurso escasso e extremamente valioso. Pensando nisso, a AnotAI trouxe o anot.fisio, ferramenta de transcrição de conversas gravadas em relatórios com campos estruturados personalizáveis para o fisioterapeuta poder reduzir o seu tempo despendido em atividades burocráticas. O anot.fisio usa de tecnologias de inteligência artificial para solucionar um problema existente no cotidiano do profissional de saúde há muito tempo: a quantidade elevada de relatórios necessários, e traz inovação na exportação dos documentos necessários digitalmente, sem a necessidade de digitação em pessoa.

Buzu: O Buzu representa uma solução inovadora no setor de transporte público, direcionada a usuários de ônibus e donos de estabelecimentos. O Buzu utiliza o GPS do usuário para oferecer uma localização precisa dos ônibus e permite que os usuários forneçam informações específicas sobre eles, incluindo status de lotação, disponibilidade de ar-condicionado e acessibilidade. Além disso, oferece uma vitrine virtual para anunciantes, permitindo anúncios direcionados a consumidores em potencial por proximidade, criando uma oportunidade única de divulgação de produtos e promoções. Sendo o único aplicativo a combinar esses recursos para melhorar a experiência do usuário e apoiar os negócios locais.

Genoflow: Apresentamos uma solução excepcionalmente precisa para a gestão e integração de fluxo de trabalho em laboratórios de genética, modernizando processos e eliminando erros. Diferentemente de qualquer alternativa no mercado, nossa solução oferece uma abordagem única e abrangente para a gestão e integração de fluxo de trabalho em laboratórios de genética.

Pedaloo: Pedaloo é um sistema que conecta ciclistas a locais com vagas de estacionamento. Buscamos incentivar transportes sustentáveis e, ao mesmo tempo, fortalecer estabelecimentos preocupados com o meio ambiente.

Pontea: A Pontea é um site que busca permitir que professores da educação infantil brasileira encontrem atividades adaptadas para crianças autistas com rapidez. Esses profissionais costumam investir muito tempo e muita energia nessa busca de atividades que atendam às necessidades específicas de cada aluno. Nossa plataforma é a única que oferece uma série de filtros — que vão desde o campo do conhecimento da BNCC até o nível de suporte de autismo — que permitem que eles atinjam esse objetivo com rapidez, satisfação e a possibilidade de compartilhar suas próprias atividades e fazer uma renda extra. Com Pontea, descobrimos novos caminhos de aprendizado.

Reco: A solução proposta visa atender às necessidades das administradoras de condomínios no Brasil, enfrentando o desafio crescente da inadimplência condominial. O público-alvo são administradoras que desejam reduzir o contato direto com inadimplentes e otimizar o processo de negociação de acordos extrajudiciais. Com nossa solução, conseguimos escalar o número de acordos executados e oferecer autonomia às administradoras, permitindo negociações diretas com os devedores através de um chatbot, maximizando a probabilidade de sucesso com nosso sistema inteligente baseado na experiência de especialistas de negociação de dívidas condominiais.

Date of last modification: 29/09/2023, 14:39