News News

Back

Curta-metragem de estudantes do CAA é premiado em festival de vídeos digitais e educação matemática

A cerimônia de premiação foi realizada no último dia 14, na cidade de Rio Claro, interior do estado de São Paulo

Dois estudantes de licenciatura em Matemática do Centro Acadêmico do Agreste (CAA) da UFPE foram premiados, a partir de decisão do Júri Popular, no VII Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática da Unesp. Isaac Emmanuel da Silva e Isabel Galvão Monteiro, ambos do 7º período do curso, conquistaram a medalha de melhor trabalho na categoria Ensino Superior com o curta-metragem “Amores Geométricos, uma história da geometria espacial”. A cerimônia de premiação foi realizada no último dia 14, na cidade de Rio Claro, interior do estado de São Paulo. Devido à distância, os alunos acompanharam o evento de forma on-line. 

Foto: Divulgação

Isaac Emmanuel e Isabel Galvão comemoram a premiação

Diretor e produtor do vídeo, Isaac Emmanuel vê com orgulho a oportunidade de ter representado o CAA no evento, mostrando que “devemos persistir e lutar por um ideal de educação melhor e provando como a matemática pode ser interessante, desafiadora e instigante ao mesmo tempo”. Isaac e Isabel são os primeiros estudantes da UFPE premiados pelo festival na categoria Ensino Superior. “Desejamos que mais pessoas se inspirem em nossa vitória e possam participar das futuras edições, trazendo reconhecimento para nossa Universidade”, avalia Isaac.

O curta-metragem “Amores Geométricos, uma história da geometria espacial” traz uma representação visual, de maneira interativa e cativante, de como a matemática está intrinsecamente ligada ao dia a dia das pessoas – mesmo que elas não tenham essa percepção. “A primeira inspiração para o vídeo veio de nosso Laboratório de Ensino de Matemática do Agreste Pernambucano (Lemape), que é um local com uma proposta de desmistificar a matemática e torná-la acessível para todos”, explica Isaac. A produção, feita com o intuito de ser vista e entendida tanto por crianças como por adultos, apresenta o universo de uma professora que precisa explicar a importância da geometria tanto em casa como em sala de aula.

O VII Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática da Unesp é parte do projeto Vídeos Digitais na Licenciatura em Matemática a Distância, da Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Rio Claro (SP). A iniciativa conta com apoio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM); do Grupo Autêntica; do Grupo de Pesquisa em Informática, Outras Mídias e Educação Matemática (GPIMEM); e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

Matérias relacionadas

Estudantes da UFPE têm curta-metragem selecionado pelo VII Festival de Vídeos Digitais e Educação Matemática

Curta realizado por estudantes do CAA é selecionado para festival | Notícias do Campus
 

Date of last modification: 27/11/2023, 16:20