News News

Back

Colóquio do Departamento de Física terá participação do professor Cláudio Lenz César, do IF/UFRJ

Palestrante vai abordar o tema “A Física da Antimatéria”

O Departamento de Física promove, nesta sexta-feira (6), às 16h, colóquio presencial com o professor Cláudio Lenz César, do Instituto de Física da UFRJ, no auditório do DF, sobre “A Física da Antimatéria”. 

O professor Cláudio Lenz César é bacharel em Física pela Universidade Federal do Ceará (1985), mestre em Física pela UFPE (1988) e PhD em Física pelo Massachusetts Institute of Technology (1995). É professor titular, desde 2011, da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Tem como ênfase de pesquisa o estudo de Átomos e Moléculas Especiais, via espectroscopia a laser, atuando principalmente nos seguintes temas: antihidrogenio, espectroscopia de alta resolução, átomos moléculas e íons frios, armadilhas de íons, átomos e moléculas, testes fundamentais de física (simetria de CPT e princípio de equivalencia). Durante a pandemia de covid-19, liderou uma grande equipe de professores na reinvenção dos cursos de Física Experimental no IF-UFRJ levando o “laboratório” à casa do aluno, usando kits. 

Resumo

Descrevemos um programa de pesquisa com antihidrogênio (antiH) que evoluiu pelas etapas de: formação dos primeiros antiátomos a baixas energias; aprisionamento magnético; medida da constante hiperfina; medida da transição 1S-2S com 12 algarismos significativos, medida mais precisa já realizada com antimatéria; resfriamento a laser; à primeira medida direta da aceleração da gravidade terrestre sobre o antiátomo. As pesquisas visam testes de fundamentos da física como a simetria Carga-Paridade-Tempo (CPT) e Princípio de Equivalência Fraco (WEP) em buscas de explicações para nosso universo desprovido de antimatéria, um dos grandes mistérios da física atual. Na direção de aumentar a precisão, desenvolvemos uma técnica na UFRJ para gerar e aprisionar ânions de H^- para permitir ao experimento ALPHA obter H na mesma armadilha de antiH e assim obter controle sobre diversos efeitos sistemáticos como AC Stark Shift (pelo laser utilizado), campos magnéticos da armadilha e localização.

Date of last modification: 03/10/2023, 14:45