News News

Back

Cinedebate HC discute o papel da mulher a partir do filme Persépolis

Filme conta a história de Marjane Satrapi, uma garota iraniana que acompanha os acontecimentos políticos em seu país

O Hospital das Clínicas da UFPE, unidade vinculada à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), promove a 2ª edição do Cinedebate HC, no 3º andar do hospital, na sala 2 (antigo curso médico), a partir das 9h, na próxima sexta-feira (9). O filme a ser debatido é a animação francesa “Persépolis”, de 2007, que propõe a discussão sobre o papel da mulher, que tem o dia lembrado neste mês.

Baseado em uma história em quadrinhos autobiográfica, Persépolis conta a história de Marjane Satrapi, uma garota iraniana que acompanha os acontecimentos políticos em seu país, pautados por um regime que controlava como as pessoas deviam se vestir e agir, durante a sua infância, juventude e vida adulta.

O filme foi escolhido para ser discutido em alusão ao Dia Internacional da Mulher, efeméride comemorada no dia 8 de março. “Ele (o filme) discute o papel da mulher na sociedade e traz uma série de questionamentos acerca da opressão sofrida por mulheres cotidianamente, algo que deve ser constantemente alvo de reflexão”, ressalta a psicóloga Rachel Câmara, uma das facilitadoras do evento.

Também participará como facilitadora a psicóloga Érika Neves, do Centro Obstetrício do HC. As debatedoras serão a enfermeira Bárbara Ângelo, a psicóloga Luciana Leão e a assistente social Marina Assunção, todas do HC. O evento é aberto a funcionários e servidores do HC, além de usuários da instituição e está sujeito à lotação da sala.

O cinedebate é um projeto de extensão ligado ao Serviço de Psicologia do HC-UFPE que promove a exibição de filmes mediados por especialistas que abordam questões importantes apresentadas nessas películas. A ação é mensal e ocorre entre março e dezembro.

 

Date of last modification: 05/03/2018, 14:41