News News

Back

Centro de Informática da UFPE promove painel em comemoração aos seus 50 anos

O evento acontecerá no dia 15 deste mês no anfiteatro do CIn

No dia 11 de agosto deste ano, o Centro de Informática (CIn) da UFPE completará seu 50° aniversário. Em homenagem a esses 50 anos dedicados à excelência em educação, pesquisa e inovação no campo da tecnologia da informação, o CIn promoverá o evento “100 Anos de CIn-UFPE: Celebrando o Passado, Projetando o Futuro”, na próxima sexta-feira (15), às 10h, no anfiteatro do Centro, com transmissão no canal do YouTube do CIn-UFPE.  Esta ocasião pretende honrar a história do centro e antecipar seu futuro, repleto de possibilidades e de inovações. Toda a comunidade do CIn – alunos, professores, funcionários, alumni e amigos – é convidada a participar deste momento.

Este painel reunirá uma seleção diversificada de vozes da comunidade CIn – desde alunos e funcionários até professores e profissionais que trilharam seus caminhos através ou ao lado do Centro de Informática. Cada participante trará uma perspectiva única, refletindo a respeito dos momentos decisivos, das inovações e dos desafios que moldaram o DNA do CIn, assim como as aspirações e visões que têm para os próximos 50 anos. Ademais, o evento é uma oportunidade de se conectar com a história viva do centro, compreendendo as bases sobre as quais ele foi construído e contribuindo com o diálogo sobre seu futuro.

DESTAQUE - Com quase cinco décadas de trajetória, o CIn é destaque entre os centros mais renomados de ensino e pesquisa em computação, não apenas no Brasil, mas em toda a América Latina. Com três cursos de graduação – Ciência da Computação, Engenharia da Computação e Sistema de Informação – o centro atrai, anualmente, 270 novos alunos para os três cursos, contribuindo ao longo dos anos com a formação de mais de 2.300 profissionais com atuação no mercado nacional e internacional.

O reconhecimento da sua excelência estende-se aos seus programas de pós-graduação, destacando-se o programa acadêmico em Ciência da Computação, com a nota máxima 7 na Capes, colocando-o entre os melhores programas do Brasil. Além disso, o CIn destaca-se também pelo incentivo à inovação e ao empreendedorismo, gerando startups de tecnologia bem-sucedidas através de disciplinas inovadoras desde os cursos de graduação.

Além das fronteiras acadêmicas, o centro tem parcerias estratégicas com mais de 40 empresas, tanto nacionais quanto internacionais, através de colaborações públicas e privadas. Essa sinergia com a indústria e o setor empresarial torna o CIn um agente transformador relevante para o desenvolvimento de inovação em produtos e serviços através de programas de formação, pesquisa e desenvolvimento de soluções tecnológicas para o mercado.

Date of last modification: 15/03/2024, 10:39