News News

Back

Centro de Estudos Avançados promove live sobre participação feminina na revolução iraniana

O evento ocorre no próximo dia 28, às 14h, com transmissão pelo YouTube da Coordenadoria Futuro

O Centro de Estudos Avançados (Cea) da UFPE, por meio da Curadoria de Migrações e Direitos Humanos, promove a live “A Participação Feminina no Contexto da Revolução Iraniana”. A live será transmitida na próxima quinta-feira (28), às 14h, pelo canal da Coordenadoria Futuro no YouTube. Os interessados devem se inscrever mediante preenchimento de formulário eletrônico.

O evento tem como organizadora e debatedora a professora Mônica Santana, pós-doutora em Ciência Política pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A palestrante será proferida por Julia Carolina de Amorim Benfica, doutoranda em História pela UFRRJ, mestre em História pela UFOP e licenciada em História pela UFES. A pesquisadora vai discutir, a partir da Revolução Iraniana, temas como a participação política de mulheres iranianas durante o período pré e pós-revolucionário de 1979, feminismo islâmico, feminismo iraniano e movimentos de mulheres.

Resumo
As notícias referentes às mulheres iranianas no mundo Ocidental, geralmente, partem de uma perspectiva de violência, restrição de espaço, de direitos e voz. Esse tipo de abordagem é um instrumento que cria estigmas. Pensar conceitos como liberdade, emancipação e empoderamento, termos tão utilizados hoje em dia para se referir aos espaços alcançados pelas mulheres, pode ter significados diferentes em sociedades distintas. Sob essa perspectiva, durante a live, serão discutidos pontos envolvendo a participação política feminina e os direitos humanos no Irã, apresentando um ponto de vista que procura não apenas apontar as faltas, mas considerar o que as mulheres têm conquistado ao longo dos últimos anos.

Mais informações
cea.futuro@ufpe.br

Date of last modification: 22/09/2023, 13:46