News News

Back

Biblioteca Joaquim Cardozo é reinaugurada no Centro de Artes e Comunicação após reforma estrutural

Na ocasião, houve apresentação musical de estudantes do centro acadêmico e descerramento de placa da requalificação

A Biblioteca Joaquim Cardozo, mais conhecida como a Biblioteca Setorial do Centro de Artes e Comunicação (CAC) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), foi reinaugurada nesta segunda-feira (23), à tarde, com seus espaços renovados e serviços aprimorados após reforma estrutural, com evento em que estiveram presentes o reitor Alfredo Gomes; a diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) e da Biblioteca Central (BC), Andréia Alcântara; o diretor do CAC, Murilo Silveira; o vice-diretor do CAC, Chico Lacerda; a coordenadora da Biblioteca Joaquim Cardozo, Amanda Gânimo; o superintendente de Projetos e Obras da UFPE, Carlos Falcão; e o representante discente Emanuel George. Houve apresentação musical de estudantes do centro acadêmico e descerramento de placa da requalificação.

Fotos: Rayman Philipe

Gestores destacaram importância da renovação da biblioteca

O reitor afirmou estar contente com a entrega da Biblioteca do CAC, requalificada, à comunidade acadêmica e pediu que todos cuidem bem do espaço. “Procurem preservar esse espaço, bem como todos os espaços do CAC. O dinheiro investido aqui não é meu, nem da Universidade, é de vocês, que vem por meio de impostos. Então, não destruam, aproveitem, preservem para vocês e para os próximos que virão”, afirmou.

“Não foi em vão que estamos entregando este espaço, num momento em que estamos repensando todos os espaços das bibliotecas do campus. Temos consciência do quanto as bibliotecas são importantes para vocês, então, também queremos ouvir suas opiniões. Participem da pesquisa sobre os espaços e serviços das bibliotecas e nos ajudem a fazer o melhor”, explicou a diretora do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB) e da Biblioteca Central (BC), Andréia Alcântara. O link direto da pesquisa à qual ela se referiu está no Portal da UFPE e se encontra disponível aqui. 

A coordenadora da biblioteca do CAC, Amanda Gânimo, agradeceu todo o apoio recebido da gestão e dos estudantes para que a biblioteca fosse entregue. “Agradeço todo o esforço da gestão para a requalificação da nossa biblioteca. Considero esta a melhor biblioteca da Universidade, e este o melhor centro da UFPE. Também já fui estudante aqui e usei muito este espaço. Então, aproveitem a biblioteca. Somos muitos, somos diversos. E a biblioteca é para todos, todas e todes”, disse.

Murilo Silveira, diretor do CAC, também aproveitou para agradecer à gestão e aos estudantes pela ajuda recebida, quando entrou água no local num período de intensas chuvas na Região Metropolitana do Recife (RMR), causando muitos danos, e, por isso, sua interdição. “Não sei se essa é a melhor biblioteca da Universidade, mas, com certeza, é a mais usada. A hora que você vier aqui estará lotada. Estava fazendo muita falta. É um momento muito gratificante tê-la de volta. Agradeço à gestão que prestou o apoio necessário e também a todos os estudantes que fizeram vários mutirões para nos ajudar quando houve o incidente das chuvas e entrou água no local. A biblioteca é de vocês. Aproveitem e cuidem bem do espaço”, falou.

Evento na biblioteca reuniu dirigentes, docentes e alunos

Após as falas, houve apresentação musical de um trio de alunos do curso de Música, do CAC, em que apresentaram duas músicas clássicas, com instrumentos de sopro. E de um aluno de Gestão da Informação, Gabriel Antônio (@gabiell__), acompanhado de dois amigos, com o seu projeto de músicas autorais chamado “Projeto em Casa”.

Durante o evento, ocorreu o descerramento da placa comemorativa de requalificação da biblioteca, pelo reitor Alfredo Gomes e pela coordenadora da BibCAC, Amanda Gânimo – ladeados por todos os servidores do local. A ocasião foi aproveitada para fazer também uma homenagem a duas servidoras aposentadas da biblioteca, Maria Valéria Baltar de Abreu Vasconcelos – primeira bibliotecária da BibCAC –, e Olga Mary Mahlmann Muniz de Moura Neves, assistente administrativa. Ambas dedicaram mais de 30 anos de serviço à UFPE, receberam placas celebrativas de lembrança, e uma maior será afixada em uma parede da biblioteca.

Dois servidores da BibCAC, Mariana Alves e Raphael Alves, bibliotecária e assistente administrativo, respectivamente, recitaram um cordel intitulado “A saga de uma biblioteca”, escrito por eles, em que narram de forma bem-humorada a espera e o trabalho de todos para que a reforma da Biblioteca do CAC fosse entregue.

Date of last modification: 26/10/2023, 16:41