News News

Back

Adufepe promove Ciclo de Lives com início amanhã (19), com António Nóvoa e Silke Weber

Encontros vão trazer nomes nacionais e internacionais das áreas da Educação, Ciência e Tecnologia, incluindo o reitor Alfredo Gomes, no dia 25

Visando promover diálogos enriquecedores e necessários para o momento atual, a Associação dos Docentes da Universidade Federal de Pernambuco (Adufepe) realizará um Ciclo de Lives em suas redes sociais trazendo experientes nomes nacionais e internacionais das áreas da Educação, Ciência e Tecnologia para tratar do “pós-pandemia”. A primeira live acontecerá amanhã (19), às 16h, no YouTube e no Instagram, e contará com as contribuições de Silke Weber (professora do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da UFPE e ex-secretária de Educação do Estado de Pernambuco) e António Nóvoa (Reitor honorário da Universidade de Lisboa e professor catedrático do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa).

“Nós entendemos que a sociedade tem demandado muitas transformações, parte delas chamamos de ‘Indústria 4.0’ e também ‘Educação 4.0’. A pandemia veio acelerar essas transformações e seus impactos na área, desde a educação básica até o ensino superior. Esse Ciclo de Lives debaterá temas emergentes e que estão relacionados ao papel da Universidade como produtora de conhecimento, ciência e tecnologia”, explica o presidente da Adufepe, Edeson Siqueira.

O segundo encontro acontece na próxima segunda-feira (25), às 16h, e tem como participantes o reitor da UFPE, Alfredo Gomes, e Naomar Almeida, professor visitante da Universidade de São Paulo (USP), professor titular e ex-reitor da Universidade Federal da Bahia (UFBA) e Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB) e pesquisador 1-A CNPq. O tema será “O impacto nas universidades públicas no pós-pandemia”.

No dia 27 deste mês, também às 16h, a Adufepe realizará o terceiro momento do Ciclo das Lives. Sérgio Rezende, ex-ministro da Ciência e Tecnologia, professor do Departamento de Física da UFPE e um dos coordenadores do Comitê Científico do Consórcio Nordeste, e André Santos, diretor do Centro de Informática da UFPE, falarão sobre “Ciência e Tecnologia em tempos de pandemia: a experiência do Consórcio Nordeste”.

Date of last modification: 20/05/2020, 16:53