News News

Back

Ação no HC-UFPE reforça a importância de medidas preventivas contra a covid-19

Pernambuco registrou 2.468 casos da doença em uma semana, sendo 38 deles classificados como graves

Diante do considerável aumento de casos de covid-19 durante o período de fim de ano e em resposta aos alertas emitidos por entidades científicas e de saúde, o Setor de Gestão e Qualidade do Hospital das Clínicas da UFPE mobilizou-se para realizar uma campanha de panfletagem sobre o vírus, que teve início na terça-feira (26) e se estende até o próximo dia 5, durante os turnos da manhã e da tarde. Com o objetivo de reforçar as medidas preventivas, a ação foi direcionada aos profissionais e estudantes da instituição que atuam nas unidades de internação, ambulatórios e áreas assistenciais, e de forma secundária, para os pacientes. O material distribuído inclui informações sobre o vírus, medidas preventivas e orientações sobre como agir em caso de contaminação.

As precauções ressaltadas para prevenir a covid-19 incluem a utilização de máscaras em ambientes, a prática do distanciamento social, a lavagem das mãos com água e sabão ou a aplicação de álcool em gel, bem como a atualização do cartão de vacina. Os especialistas enfatizam a necessidade para os profissionais de saúde que possuem cartões desatualizados buscarem os serviços de vacinação e postos específicos para a devida atualização. “Os indivíduos sintomáticos devem ser testados tanto para covid quanto para outras doenças respiratórias, como influenza. Uma vez positivo, devem se afastar, seguir para o isolamento e cumprir os prazos estabelecidos a depender do diagnóstico”, explica o médico infectologista e chefe do Setor de Gestão da Qualidade do HC, Danylo Palmeira.

Na semana epidemiológica 51, compreendida entre os dias 17 e 23 de dezembro, Pernambuco registrou 2.468 casos de covid-19, conforme informado pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Dentro desse total, 38 casos foram classificados como graves, e uma morte foi notificada em decorrência da doença durante esse período. Além disso, na quarta-feira (27), foi detectada uma nova subvariante do vírus, a JN.1, denominada de Pirola. A identificação da nova linhagem foi realizada pelo Instituto Aggeu Magalhães, unidade da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), marcando o primeiro registro dessa variação em Pernambuco.

O médico infectologista ressalta a importância da adesão à vacina contra a doença. “Tem sido observado que as pessoas não estão completando os seus esquemas de vacinação ou não fazendo as doses recomendadas pelo Ministério da Saúde, e isso leva a uma redução dos anticorpos presentes no organismo dos indivíduos e os deixam mais vulneráveis. A vacinação tem como intuito principal prevenir a hospitalização em formas graves e de encurtar o período da doença. O indivíduo que está imunizado apresenta uma forma clínica de covid mais leve e com menor período de duração. Então, manter o cartão vacinal atualizado é importante para reduzir o ciclo de transmissão da doença”, afirma.

De acordo com Danylo Palmeira, é importante adotar medidas de contenção para evitar o surto de covid-19 e controlar sua propagação dentro do ambiente hospitalar, devido aos riscos que representa para os pacientes e à elevada taxa de afastamento dos profissionais de saúde. “A proteção desse corpo de trabalho é essencial, por isso precisamos ter boas práticas e aplicar as medidas de prevenção de contenção para evitar que haja baixas e isso venha a impactar tanto a qualidade quanto a quantidade de serviços prestados", enfatiza o médico infectologista.

Sobre a Ebserh
O Hospital das Clínicas da UFPE faz parte da Rede Ebserh desde dezembro de 2013. Vinculada ao Ministério da Educação (MEC), a Ebserh foi criada em 2011 e, atualmente, administra 41 hospitais universitários federais, apoiando e impulsionando suas atividades por meio de uma gestão de excelência. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) ao mesmo tempo que apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas e inovação.

Date of last modification: 29/12/2023, 09:34