News News

Back

Abertura local da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi realizada, na manhã de hoje (21), no Centro de Informática

Entre as ações estão palestras temáticas, mostra de filmes e exposição de alguns projetos do CIn

A abertura local da 16ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) foi realizada, na manhã de hoje (21), no anfiteatro do Centro de Informática (CIn) da UFPE, no Campus Recife. Com o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, a edição deste ano acontece até o dia 27 deste mês em todo o país.

Fotos: Passarinho

Reitor disse que a SNCT convoca a UFPE para a produção de ciência e tecnologia

“É um evento principalmente de popularização da ciência de todas as áreas. É um evento nacional oferecido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, que tem ações descentralizadas”, explicou o professor Giordano Cabral, do CIn, que também é, junto ao CNPq, propositor do projeto que une UFPE, Prefeitura do Recife, Prefeitura de Olinda, Porto Digital e ITCBio para a realização de atividades vinculadas ao evento nacional no Recife (em locais como UFPE, Itep, Porto Digital e Jardim Botânico), em Olinda e em Caruaru. 

A programação contará com 30 atividades. Entre as ações estão palestras temáticas, mostra de filmes e exposição de alguns projetos do CIn/UFPE, como do grupo de pesquisa MusTIC, além da apresentação de trabalho sobre mulheres nos cursos de Computação.

Professor Giordano destaca as 30 atividades que serão realizadas

“Ciência, tecnologia e inovação são pautas fundamentais para qualquer nação nos dias atuais, o que não poderia ser diferente para a Universidade Federal de Pernambuco”, disse o reitor Alfredo Gomes, em seu primeiro evento oficial após as cerimônias de transmissão de cargo e de posse dos pró-reitores da Universidade, realizadas na última sexta-feira (18). “A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, portanto, é um símbolo que manda uma grande mensagem e convoca toda a Universidade para se engajar de forma muito mais profunda, sistemática e cotidiana no processo de produção de ciência e tecnologia”, completou. 

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Guilherme Calheiros, a SNCT é um momento de difusão, popularização e interação entre ciência e sociedade em busca de soluções de problemáticas. “Essa semana marca esse momento da interação da academia com a sociedade, de você levar a ciência e a tecnologia para a sociedade, mas ela tem que ter um caminho de volta, tem que ter um caminho de abertura de a gente também estar ouvindo a sociedade”, disse.

Também presente à cerimônia de abertura, o vice-reitor Moacyr Araújo destacou a importância de a Universidade ter em pauta a bioeconomia, um tema essencial para acompanhar as mudanças sociais e promover o desenvolvimento da vida em seus diversos aspectos.

MESA – A mesa solene do evento desta manhã contou com a participação do reitor Alfredo Gomes; do vice-reitor Moacyr Araújo; do secretário Guilherme Calheiros; do diretor do Centro de Informática da UFPE, André Santos; do professor Giordano Cabral; da diretora-presidente do ITCBio, Cláudia Lima; e da pró-reitora para Assuntos de Pesquisa e Pós-Graduação da UFPE, Carol Leandro.

Date of last modification: 22/10/2019, 16:33