News News

Back

Abertas as inscrições para o minicurso Saúde da População Negra

Com carga horária de 20 horas, o minicurso será ministrado em formato remoto por Kéthully Silva

Estão abertas as inscrições para o minicurso Saúde da População Negra, promovido pelo Grupo de Estudos em Autobiografias, Racismos e Anti Racismos na Educação (Gepar), coordenado pela professora Auxiliadora Martins, do Centro de Educação (CE) da UFPE. Os seis encontros serão realizados nas segundas-feiras, das 19h30 às 21h30, de 24 deste mês até o dia 28 de agosto. Os interessados devem se inscrever mediante preenchimento de formulário eletrônico

Com carga horária de 20 horas, o minicurso será ministrado em formato remoto via Google Meet. A ministrante Kéthully Silva (Aládifá) é mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), além de ser formada em Serviço Social pela UFPE e em Pedagogia pela União Brasileira de Faculdades (UniBF). É especialista em Serviço Social e Gestão de Políticas Públicas pelo Centro Universitário Modelo. Possui Residência Multiprofissional em Saúde Coletiva, pela Secretaria de Saúde do Recife, com o título de sanitarista.

O minicurso tem como objetivo apresentar e compartilhar a construção do que envolve a saúde da população negra. Desse modo, foi organizado com o intuito de remontar a introdução da população negra na sociedade brasileira, além de apresentar as formas do cuidar trazidos pela cultura entrelaçados com a religiosidade africana. Também visa historicizar a luta da população negra por acesso à saúde pública e discorrer sobre a Política de Saúde Integral da População Negra.

Cronograma do minicurso

24/07 - O acesso da população negra no Brasil: do sequestro às formas de resistência
31/07 - O fazer saúde na sabedoria dos Orixás
07/08 - Mobilizações para acesso à saúde
14/08 - SUS
21/08 - Legislações antirracistas e progresso da população negra
28/08 - Política de Saúde Integral da População Negra

Date of last modification: 10/07/2023, 16:04