Lançamento do livro “A Engenharia de Produção UFPE: 25 anos de trajetória do PPGEP-UFPE” é realizado na Reitoria da UFPE

A obra foi escrita por Luciana Hazin Alencar e por Lucas Antunes Oliveira, vinculados ao DEP

O livro “A Engenharia de Produção UFPE: 25 anos de trajetória do PPGEP-UFPE” foi lançado em cerimônia ocorreu no Auditório Reitor João Alfredo, na Reitoria da UFPE, na sexta-feira (31). O lançamento do livro marca a comemoração dos 25 anos do Programa de Pós-Graduação de Engenharia de Produção (PPGEP). A publicação está disponível no site da Editora UFPE.

A obra tem como autores Lucas Antunes Oliveira, doutor em Letras pela UFPE e funcionário do DEP, e a professora Luciana Hazin Alencar, doutora em Engenharia de Produção pela UFPE e coordenadora do Programa de Pós-Graduação da área. Além disso, teve como editor Artur Almeida de Ataíde. Segundo a autora, o livro apresenta dois caminhos: um abordando toda a trajetória do PPGEP ao longo desses 25 anos e outro com toda a criação que foi feita em torno dele. “Dessa forma, deixamos o registro da trajetória do PPGEP-UFPE ao longo desses 25 anos de história, marcados por uma forte liderança, com visão inovadora e uma equipe dedicada e motivada, que desenvolveu também sua capacidade de liderar”, explicou Luciana Hazin.

Fotos: Raul Holanda

Livro tem 12 apêndices com a linha do tempo da Engenharia de Produção na UFPE

Na cerimônia, o reitor Alfredo Gomes parabenizou os autores por compor a trajetória dos 25 anos do programa, como também todo o trabalho minucioso desenvolvido pelo Departamento de Engenharia de Produção (DEP). “A obra também integra uma iniciativa que se chama Vozes da UFPE, para que a gente recupere a memória da Universidade”, destaca. Enquanto isso, o vice-reitor Moacyr Araújo enfatizou que o resultado obtido é fruto da dedicação de todos, além de ser motivo de orgulho para a instituição.

Ana Costa, vice-chefe do Departamento de Engenharia de Produção, relatou que o sucesso obtido pelo PPGEP é resultante de um time preparado e motivado, formado por um corpo docente produtivo com reconhecimento nacional e internacional. Além disso, o apoio institucional, o modelo de gestão estratégico e o foco nos objetivos foram fundamentais para os resultados alcançados. “O PPGEP somos todos nós: docentes, funcionários, alunos. Nós construímos essa história ao longo dos 25 anos”, enfatiza. De outra parte, Carla Patrícia Cunha, secretária de Defesa Social e doutoranda em Engenharia de Produção pela UFPE, complementou que a história de sucesso do programa é proveniente de “trabalho árduo, foco, meta, liderança, mas sobretudo um sonho conjunto”.

O livro, além da introdução, é constituído por quatro capítulos. O primeiro capítulo (A Engenharia de Produção: o início na Universidade Federal de Pernambuco) apresenta alguns destaques de entrevistas realizadas com pessoas que possuem relação com o PPGEP. Já o segundo (O Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção: um novo capítulo na Universidade Federal de Pernambuco) relatada a história do programa, de modo a abordar desde a introdução da Engenharia de Produção na universidade até o processo de criação e funcionamento do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção.

O terceiro capítulo (O caminho da internacionalização da Engenharia de Produção) aponta  as ações concebidas e realizadas para a conquista do reconhecimento internacional. Por fim, o quarto capítulo (A Engenharia de Produção na Universidade Federal de Pernambuco: e o agora?) aborda sobre a fase atual do programa.

O livro também é constituído de 12 apêndices que contêm a linha do tempo da Engenharia de Produção na UFPE; as listas de professores, coordenadores, egressos do doutorado, alunos estrangeiros, premiações, universidades e instituições com colaborações e intercâmbios; os marcos de internacionalização; atuações relevantes de serviços prestados no ambiente local e nacional; professores externos ao Departamento de Engenharia de Produção que foram homenageados ao longo dos 25 anos; transcrição de entrevistas com alguns ex-reitores e coordenadores da área de Engenharias III da Capes; seleção de fotos que contam a história do PPGEP-UFPE.

No evento, os professores Anísio Brasileiro, ex-reitor da UFPE, e Afonso Oliveira, diretor do Centro de Tecnologia e Geociências (CTG), foram homenageados. As homenagens foram entregues, respectivamente, por Caroline Mota e Rodrigo Ferreira, docentes vinculados ao Departamento de Engenharia de Produção.

Integraram a mesa de cerimônia o reitor Alfredo Gomes, o vice-reitor Moacyr Araújo, Anísio Brasileiro (presidente da Academia Pernambucana de Ciências e ex-reitor da UFPE), Carla Patrícia Cunha (secretária de Defesa Social), Carol Leandro (pró-reitora de Pós-Graduação da UFPE), Afonso Oliveira (diretor do Centro de Tecnologia e Geociências da UFPE), Ana Costa (vice-chefe do Departamento de Engenharia de Produção) e Luciana Hazin Alencar (coordenadora do PPGEP).

Data da última modificação: 04/04/2023, 13:11