UAB UFPE lança novo Edital de Tutoria de Apoio Educacional especializado em Libras

As inscrições iniciam no dia 27 de março e vão até 08 de abril, exclusivamente pela internet

A Universidade Aberta do Brasil (UAB) na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) está promovendo a abertura de um Processo Seletivo Simplificado para Tutores(as) e Cadastro de Reserva (CR) para Apoio Educacional especializado em Língua Brasileira de Sinais (Libras), direcionado a estudantes surdos ou com deficiência auditiva dos cursos de graduação implantados no âmbito do sistema UAB.

Considerando a necessidade de abrir novas turmas, a Secretaria de Programas de Educação Aberta e Digital (SPREAD), por meio da Coordenação Geral da UAB UFPE, anunciou o lançamento deste edital, com inscrições que vão iniciar em 27 de março e se encerrarão em 08 de abril, exclusivamente pela internet.

Este edital oferece duas vagas para tutores(as) do curso de Licenciatura em Educação Física EaD, no Polo Tabira. Os tutores selecionados atuarão como bolsistas do programa UAB, desempenhando diversas atividades essenciais, incluindo a mediação na comunicação em Libras entre docentes e discentes, colaboração com a coordenação do curso na acessibilidade pedagógica, participação em capacitações e atualizações, aplicação de avaliações no polo de apoio presencial, aulas em laboratório e quaisquer aulas práticas, entre outras.

Vagas previstas + Cadastro de Reserva (CR) – Perfil

Curso pretendido

Vagas/Polo

Licenciatura em Educação Física EaD

2 - Tabira/PE + CR

Profissional graduado em Letras-Libras, ou em qualquer área do conhecimento científico, desde que tenha comprovante de formação em curso de proficiência em Libras ou tradução e interpretação em Libras, expedido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério da Educação;

Experiência comprovada de, no mínimo, um ano em tradução e interpretação no âmbito educacional, Ensino Básico ou Superior;

Residir no município de localização do Polo Tabira ou em outro município que não ultrapasse 40 km do município sede/Polo, visto que será necessário atuação presencial.

Para se candidatar, os interessados devem atender a uma série de requisitos, como residir no município de localização do Polo Tabira ou em municípios do estado de Pernambuco a até 40 km do polo, possuir nacionalidade brasileira ou ser naturalizado - se estrangeiro, estar legalmente matriculado num curso da pós-graduação, ter formação de nível superior na área de conhecimento, experiência comprovada no magistério de, no mínimo, um ano no Ensino Básico ou Superior ao se candidatar à vaga, ter disponibilidade de 20 horas semanais para as atividades de tutoria presencial no polo de oferta, entre outros.

As inscrições são realizadas mediante o preenchimento de formulário disponível no endereço eletrônico https://www.ufpe.br/ead/editais, acompanhado do envio dos documentos comprobatórios do currículo, organizados em sequência de itens em um único documento no formato PDF.

Dúvidas e informações adicionais podem ser obtidas através da Coordenação do curso de Licenciatura em Educação Física EaD, pelo e-mail ead.educacaofisica@ufpe.br.

A UAB na UFPE desempenha um papel fundamental na coordenação e acompanhamento dos cursos oferecidos pela Universidade no âmbito do sistema UAB. Suas atribuições incluem a elaboração de diretrizes internas, assessoria aos coordenadores de curso, gestão das atividades acadêmicas e administrativas, supervisão da implantação dos cursos a distância nos Polos de apoio presencial, gerenciamento de bolsistas e prestação de contas dos recursos descentralizados pela UAB/CAPES, em colaboração com os coordenadores de curso.

Redação: Danielle Lins - comunicadora social
Facebook: Educação a Distância - UFPE /ufpeead