Docentes do CAV recebem treinamento para uso do AVA

O setor de T.I.C da CCGD conduziu a capacitação com os professores que vão atuar no novo curso de graduação a distância.

A Coordenação dos Cursos de Graduação a Distância (CCGD), através do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação, realizou nos dias 26 de abril, 03 e 10 de maio, em um dos laboratórios do CIN, um treinamento sobre o uso do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para os docentes do Centro Acadêmico de Vitória – CAV.

Com o objetivo de apresentar a plataforma institucional e suas principais ferramentas e recursos, o treinamento foi dividido em três encontros: o primeiro teve: Introdução ao AVA UFPE; no segundo: Apresentação das ferramentas e edição de sala virtual; e no último: Montando uma sala virtual, possibilitou aos participantes a pensarem no design, layout e na organização das salas virtuais e do conteúdo.

Segundo o coordenador da CCGD, professor Fábio Barbosa, que fez a abertura do primeiro encontro, a familiarização dos docentes com a plataforma antes do curso iniciar cria condições para desenvolver o conteúdo pedagógico com mais segurança. “Esse momento é fundamental para os professores de educação a distância no sentido de conhecerem o ambiente virtual e saber utilizá-lo em suas práticas de ensino”, esclareceu.

Nos três momentos, os docentes que vão atuar no próximo curso a ser ofertado na graduação a distância, puderam interagir, colocar em prática e trocar experiências. Para o técnico de Informática da CCGD, Gabriel Vasconcelos, a capacitação básica no ambiente virtual contribui para os docentes terem a visão de aluno na plataforma. “Eles puderam pensar em como construir a disciplina antes dos alunos acessarem, tendo a oportunidade de interagir como aluno”, pontuou.

O setor de T.I.C é responsável por ações fundamentais para a disponibilização de produtos da EaD, viabilizados através de ações de análise, planejamento, desenvolvimento, apresentação, manutenção e qualificação. Lida diretamente com o usuário do sistema realizando tarefas para otimizar e automatizar processos por meio de atualização de softwares e sistemas operacionais.

Data da última modificação: 12/07/2019, 10:48

Contatos Contatos