Voltar

Grupo Tordesillas recebe propostas para formação de Colégios Doutorais

O Grupo Tordesilhas recebe até 20 de março propostas de formação de novos Colégios Doutorais Tordesillas (CDTs). O CDT consiste em uma associação voluntária de universidades pertencentes grupo – e aberta a outras organizações governamentais ou empresariais – que “deseja desenvolver atividades de pós-graduação e/ou doutorado em programas conjuntos de pós-graduação de excelência, comprometendo-se a uma coordenação única nos complementos formativos necessários e linhas de pesquisa”. Este tipo de iniciativa permite mobilidades discentes, cotutelas de teses doutorais, publicações conjuntas e a criação de doutorados conjuntos ou múltiplos.

Qualquer colégio doutoral precisa ser formado por pelo menos um programa de doutorado de uma universidade do Brasil, um de instituição espanhola e um de IES portuguesa, sem limite máximo de participantes. É necessário que os programas de doutorado já existam nas instituições membros, sendo permitida também a participação adicional de programas de mestrado. A criação da iniciativa é feita por meio da avaliação e aprovação de propostas de acordo específico entre as partes do CDT. A deliberação é realizada no prazo máximo de três meses.

A aprovação de um CDT não implica qualquer compromisso de financiamento por parte do Grupo Tordesillas e as atividades dos CDTs deverão ser autofinanciadas através do recurso a meios próprios, projetos e colaborações com entidades terceiras. O GT também lança periodicamente, de acordo com sua capacidade financeira, editais de financiamento de CDTs.

Atualmente estão em funcionamento dez colégios doutorais e a UFPE participa do CDT em Enfermagem, coordenado pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) e com a participação da Universidade de Brasília, da Universidade Federal Fluminense, da Universidade Federal de Goiás, da Universidade Federal de Minas Gerais, da Universidade Federal do Paraná, da Universidade Federal de São Carlos, da Universidade de Granada, da Universidade de Oviedo, da Universidade de Valladolid, da Universidade de Castilla-La Mancha, da Universidade de Aveiro e da Universidade de Minho.

Grupo Tordesillas - O GT é uma rede acadêmica de universidades brasileiras, portuguesas e espanholas que atua na promoção da cooperação no domínio da Ciência e Tecnologia.

 

Mais informações

Acordo para Criação de Colégio Doutoral Tordesillas

gtordesillas.secretaria@uva.es

Data da última modificação: 21/02/2024, 12:43