Voltar

Fórum Estratégico na UFPE discute a internacionalização universitária em Pernambuco

Foi realizado ontem (01) na UFPE o I Fórum Estratégico de Planejamento de Ações de Internacionalização Universitária para o Estado de Pernambuco. O evento reuniu gestores da área de Relações Internacionais da UFPE, Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Universidade Federal do Agreste de Pernambuco (UFAPE), Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), Instituto Federal do Sertão Pernambucano (IFSertão), da Universidade de Pernambuco (UPE) e da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), representantes dos Consulados dos Estados Unidos e da França, do Instituto Cervantes e do Education USA. O Fórum contou também com a participação dos reitores da UFPE, Alfredo Gomes, da UFRPE, Marcelo Carneiro Leão, e da UFAPE, Airon Melo, e dos Pró-reitores de Pesquisa e Pós-graduação da UFPE.

O I Fórum Estratégico de Planejamento de Ações de Internacionalização Universitária para o Estado de Pernambuco teve o objetivo de discutir a criação de uma rede que permita a atuação conjunta das instituições pernambucanas, de forma a atrair parcerias e oportunidades de internacionalização que beneficiem o estado de Pernambuco como um todo.

“A atuação dos setores de internacionalização das universidades pernambucanas em rede, em parceira com os entes políticos de nosso estado, é fundamental para permitir uma maior capilarização das atividades desenvolvidas em Pernambuco. As parceiras firmadas através dessa iniciativa podem impactar todos os campi de todas as instituições envolvidas, promovendo inclusive a interiorização da internacionalização, o que constitui um grande desafio, junto com a definição de uma política linguística universal”, avalia Madson Góis Diniz, diretor de relações internacionais da UFPE.

Data da última modificação: 02/12/2022, 10:04