Voltar

Embaixada da França inscreve para Programa de assistentes brasileiros de língua portuguesa na França

Estão abertas até 31 de dezembro as inscrições para o Programa de Assistentes brasileiros de língua portuguesa na França 2022-2023. O objetivo geral do programa é oferecer a oportunidade a estudantes brasileiros de mergulhar na língua e na cultura francesas, levando aos estabelecimentos escolares a autenticidade de sua língua e a riqueza de sua cultura. O formulário e procedimentos de inscrição podem ser obtido no site da Embaixada da França no Brasil.

Para participar é necessário ser estudante brasileiro matriculado no último ano da graduação em Letras; ter de 20 a 30 anos de idade; e possuir bom conhecimento da língua francesa (nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas). Caso já tenha realizado a graduação em letras ou língua francesa, o candidato deve estar matriculado em outro curso superior (uma segunda graduação, mestrado, doutorado ou especialização).

Os candidatos devem indicar a cidade onde preferem ser alocados, podendo ser alocados tanto na França metropolitana quanto na França ultramarina,  porém a decisão final cabe às instituições responsáveis pelo programa. No âmbito de acordos de cooperação entre a Guiana Francesa e os estados do Amapá, do Pará, de Pernambuco, do Amazonas, da Bahia e do Ceará, os candidatos originários desses estados estão sendo contemplados com prioridade para a Guiana.

Após selecionados, os assistentes permanecerão nos estabelecimentos de ensino por um período de 7 meses, de 1° de outubro de 2022 a 30 de abril de 2023, onde efetuarão um total de 12 horas semanais de carga horária, com visto de trabalho. Atualmente, o salário mensal líquido varia entre 770 e 785 euros para os assistentes na França Metropolitana. No caso da Guiana, por causa do custo de vida, o salário do assistente é maior (em 2020 e 2021 era de cerca de 1100 € por mês). As despesas relativas à viagem, seguro e visto são de responsabilidade do assistente.

Durante sua atuação no programa, os assistentes brasileiros se beneficiarão do status de funcionários temporários do Estado francês e terão a possibilidade de se inscrever numa universidade, desde que a atividade e o curso escolhido não tragam prejuízo à sua função de assistente no estabelecimento para onde tiverem sido designados.

 

Mais informações

Informativo

Dossiê de Candidatura

Site da Embaixada

recifelinguistique@gmail.com

 

 

Data da última modificação: 07/12/2021, 17:15